sexta-feira, 8 de julho de 2016

Jovens brasileiros comem mal, alerta pesquisa


Arroz, feijão, pão e suco.

São esses os principais alimentos consumidos por jovens brasileiros entre 12 e 17 anos. Isso quem aponta é a pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também neste estudo descobriram que os refrigerantes são o sexto produto mais consumido por jovens no país. O que é mais preocupante é a falta de frutas e verduras na dieta dos adolescentes. Os dois alimentos não estão nem entre os 20 mais consumidos. O alto consumo de alimentos industrializados e a falta de frutas tem consequências na saúde.

Outros dados importantes são os do sódio, vitamina E e cálcio. oito em cada dez adolescentes consomem mais sódio do que o recomendado. Já o cálcio e a vitamina E estão faltando na dieta de todos os jovens. Essa vitamina é importante para prevenir diversas doenças, principalmente as cardiovasculares.

Ainda sobre os hábitos alimentares dos adolescentes brasileiros, mais da metade come enquanto assiste TV. 17% dos jovens estão com sobrepeso. Destes, mais de 8% são obesos. Entre as soluções propostas para mudar estes hábitos alimentares estão proibir a propaganda de alimentos ultraprocessados e com muito açúcar. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda comer mais alimentos naturais, como frutas e verduras. E evitar os industrializados, com excesso de sal e açúcar na composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário