sábado, 28 de maio de 2016

PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS NO INTERIOR DO MARANHÃO

Conduzidos : Leonis de Sousa dias 28anos anos Antônio luis rocha melo 27 anos Jhonatham rocha Azevedo 19 anos Otaviano Teixeira Santana 48 anos Por volta das 05:00 horas de hoje(28) as guarnições de Axixá e morros com apoio do cpu e da força tática foram no encalço de alguns elementos no povoado centro grande-Axixá ar margens da rodovia 402 Que estavam a frente de uma boca de fumo nesse povoado, os conduzidos estavam de posse de 39 papelotes de maconha e uma outra quantidade a granel. Os indivíduos também estavam de posse de uma garruncha. Os cinco conduzidos foram encaminhados para a DP de Rosário para ser lavrado o flagrante.

PIAUIENSE PRESA POR ABANDONO DE INCAPAZ

A piauiense Márcia Regina de Andrade Miranda foi presa nesta quarta-feira (26) no estado do Ceará pelo crime de constrangimento e abandono de incapaz. Ela é acusada de abandonar os dois filhos de um e três anos de idade trancados dentro de casa, no bairro Matinha, Zona Norte de Teresina. Uma das denúncias foi comprovada em 2009. Os policiais encontraram as crianças em situação deplorável, famintas e suja de fezes. Enquanto, a mãe estaria, visivelmente, embriagada em um bar. Na época foi lavrado um Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO), mas como a situação se repetia, o Ministério Público a denunciou na Justiça. A mulher estava foragida desde 2013 e foi localizada na cidade de Jucás-CE. Atualmente, ela se relacionava com um detento acusado de tráfico de drogas e preparava o almoço para levar para o presídio quando foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva. A prisão foi efetuada por policiais Divisão de Capturas da Polícia Civil do Piauí. No período em que estava foragida, Márcia Regina morou no Maranhão e Mato Grosso. Ela já está em Teresina e deve ser encaminhada para o presídio feminino até a próxima segunda-feira (30).

BACABAL: CAOS NA SAÚDE PÚBLICA



Mais uma denúncia sobre o caos na saúde pública da cidade de Bacabal foi noticiada pelo Jornalista Randyson Laércio. A denúncia aconteceu nesta quarta feira(25), durante uma entrevista da senhora Raimunda Rosa (avó da criança), exibida no programa RONDA na Tv difusora de Bacabal.



Uma criança de sete anos que estava com quase 40 dias de braço engessado ao retornar para o hospital para retirada do gesso a avó foi surpreendida com a falta de equipamentos.


SÃO LUÍS GONZAGA: MAIS UMA AGÊNCIA ATACADA

Seis homens fortemente armados explodiram no início da manhã deste sábado a agência do Bradesco que fica localizada na cidade de São Luís Gonzaga. Os assaltantes chegaram ao local em três motocicletas, estouraram os caixas eletrônicos e fugiram deixando a agência, o Departamento de Polícia e uma viatura da PM crivada de balas.
No local, a polícia informou que foram encontrados estojos de munição de armas de calibre 40 e 12. A agência do Banco do Brasil que fica no município, ainda não foi sequer recuperada devido o último arrombamento.
A lotérica da cidade também está de portas fechadas, também por motivo de assaltos. Agora com a explosão do único banco existente, o caos será ainda maior. A população de São Luís Gonzaga está tendo que se deslocar para a cidade de Bacabal para resolver problemas bancários e até mesmo para conseguir sacar dinheiro.

Acidente em avenida de São Luís

Uma colisão entre dois veículos de passeio acabou causando na noite desta sexta-feira (27) um acidente na Avenida dos Africanos, em São Luís. Segundo informações de testemunhas, o acidente ocorreu por volta das 19h quando um dos carros, ocupados por um casal que vinha no sentido contrário, atravessou o canteiro central e atingiu frontalmente o outro veículo que trazia em seu interior dois homens e uma mulher que ficou bastante ferida depois da batida. Com a força do impacto, o carro onde estava o casal foi parar em uma vala ao lado da avenida, deixando a mulher também gravemente ferida. Após o acidente, as cinco vítimas que não tiveram as suas identidades reveladas foram resgatadas pelo o grupo de busca de salvamento do Corpo de Bombeiros e receberam os primeiros socorros por uma equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As duas mulheres e os três homens que foram atestados com suspeitas de fratura, de acordo com os socorristas do Samu, foram encaminhados para um hospital na capital. Policiais militares juntamente com agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realizaram o controle do trânsito no local do acidente a fim de evitar o prolongamento do engarrafamento que se instalou no local.
Fotos:O Estado

Mais uma tentativa de ataque a ônibus é registrada na Região Metropolitana de São Luís

SÃO LUÍS - Mais uma tentativa de ataque a ônibus foi registrada, na tarde desta sexta-feira (27), na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com informações da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), dessa vez, o caso ocorreu no bairro Santa Bárbara. Conforme informações do comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Aritanã Lisboa, quatro homens em duas motos tentaram atear fogo no coletivo da linha Cajupe, que estava no ponto final do bairro. Por volta das 16h, os elementos pediram que o motorista do ônibus abrisse a porta e, ao abrir, eles atacaram. O fogo chegou a queimar área da parte frontal do veículo, mas não se propagou. Ninguém ficou ferido, de acordo com o comandante. Os quatro homens conseguiram fugir e a polícia já tem pistas de quem sejam os autores do ataque.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Polícia identifica quatro suspeitos de participar de estupro coletivo no Rio

A Polícia Civil já identificou quatro homens suspeitos de terem participado do estupro de uma jovem de 16 anos, no fim de semana passado, no morro São José Operário, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. De acordo com relato da jovem à polícia, ela teria sido estuprada por 33 homens na casa. Em depoimento à polícia, a adolescente contou que foi visitar o namorado em uma casa no alto da comunidade que era usada por homens ligados ao tráfico de drogas na região. Imagens postadas pelos supostos agressores no Twitter geraram indignação ao mostrarem a menina desacordada com órgãos genitais expostos. No vídeo, um homem admite: “uns 30 caras passaram por ela”. Dos quatro identificados até o momento, dois são suspeitos de terem divulgado as imagens nas redes sociais; um é o rapaz que tinha um relacionamento com a jovem; e o quarto identificado aparece no vídeo ao lado da garota. O Ministério Público do Rio (MPRJ), que acompanha o caso, através da 23ª Promotoria de Investigação Penal, informou que a Ouvidoria da instituição já recebeu cerca de 800 denúncias sobre os criminosos e que já encaminhou o material retirado das redes sociais para os órgãos de investigação do crime. Em nota, a Polícia Civil informa que a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) estão trabalhando de forma integrada na investigação do crime. A Subchefia Operacional e o Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) colocaram suas unidades à disposição para auxiliar na investigação. A vítima do estupro coletivo foi levada na manhã de ontem (26) para o setor de ginecologia do Hospital Maternidade Maria Amélia, no centro do Rio, onde fez exames e tomou medicamentos para evitar doenças sexualmente transmissíveis e Aids. (EBC)

MAIOR NÍVEL DE EDUCAÇÃO DIMINUI ASSASSINATOS

São Paulo – Destinar mais recursos para a educação é caminho certo para a redução da taxa de homicídios. Pelo menos é o que diz a análise do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgada recentemente. De acordo com o Ipea, para cada 1% a mais de jovens entre 15 e 17 anos nas escolas, há uma redução de 2% na taxa de pessoas assassinadas nos municípios brasileiros. "Segundo as nossas estimativas, a probabilidade de um indivíduo com até sete anos de estudo ser assassinado no Brasil é 15,9 vezes maior de outro indivíduo que tenha ingressado na universidade, o que mostra que a educação é um verdadeiro escudo contra os homicídios no Brasil", afirma o responsável pelo estudo, Daniel Cerqueira, doutor em economia pela PUC-Rio e técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Cerqueira afirma que a melhora na qualidade dos serviços educacionais pode evitar que estudantes já matriculados abandonem a escola. Por consequência, isso reduz a necessidade do jovem se envolver em crimes. “Com muitas portas fechadas, na família, no convívio social, na escola e no mercado de trabalho, a única porta aberta será o mercado do crime, com a possibilidade de retornos financeiros e simbólicos rápidos”, diz a nota técnica do Ipea. “Nesse momento, o crime sempre valerá a pena”. No entanto, apesar do Brasil ser uma das nações que mais direcionam recursos para a educação, o país ainda patina quando se leva em conta o gasto por aluno da educação básica. De acordo com o relatório Education at a Glance 2015 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil gastou cerca de 3,4 mil dólares anuais por cada aluno da rede de educação básica. Enquanto que a média global ultrapassa os 9,3 mil dólares por estudante dos anos iniciais. O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea explica que o gasto público com educação básica, por aluno, é equivalente a 1/4 do valor investido no ensino superior. "Ou seja, o Estado gasta muito com educação, mas não é para o ensino básico e não é para os pobres", diz Cerqueira. "O que fazemos hoje é oferecer uma escola que não motiva, que não estimula e que não conquista as mentes e corações dos jovens. São verdadeiras linhas de produção que procuram incutir na memória das crianças e jovens um incrível conjunto de informações enciclopédicas, que não dizem nada e não reconhecem suas trajetórias individuais e sociais", afirma o especialista.(Exame)

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Justiça determina inclusão em Regime Disciplinar Diferenciado de envolvidos em ataques a ônibus coletivos de São Luís

A 1ª Vara de Execuções Penais da comarca da Ilha determinou a inclusão dos apenados Leanderson Nonato dos Santos, Henrique Borges Chagas, Wlderley Moraes e Eliakim Dávila Machado, em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). A decisão datada da última terça-feira (24) é baseada no envolvimento dos condenados com a articulação, organização e execução dos ataques a ônibus coletivos na capital, ocorridos nos últimos dias. Os quatro presos foram autuados em flagrante pelo crime de organização criminosa. Deverão ser recolhidos às celas individuais do presídio de maior segurança existente no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, com videomonitoramento, banho de sol individual de apenas duas horas por dia e restrição das visitas a uma pessoa da família (exceto criança), com duração também de duas horas, na forma da Lei. O RDD foi requerido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. De acordo com o pedido do Estado, uma investigação criminal realizada confirma que cada preso teve elevado grau de envolvimento na organização e execução dos ataques. Na decisão a juíza observa que os fatos perpetrados pelos apenados são concretos e graves, por isso, perfeitamente passíveis de inclusão no RDD, visando em primeiro lugar o resguardo do interesse maior da Justiça e da paz social. “Assim, o apenado demonstra comportamento insatisfatório, porquanto o reeducando frustra os objetivos da execução penal”, ressalta a decisão sobre a conduta de cada apenado. A Justiça considerou os fortes indícios de que os réus seriam líderes de facção criminosa responsável por vários ataques contra a sociedade, o que justifica as suas internações em regime disciplinar diferenciado. A necessidade de inclusão imediata dos apenados em regime disciplinar diferenciado foi determinada visando a manutenção da segurança nos locais onde os mesmos estão recolhidos, evitando rebeliões e motins que poderiam surgir com a realização prévia de audiências de oitiva da defesa e do Ministério Público (MPMA). A juíza determinou ainda, a intimação do secretário de Administração Penitenciária do Estado para dar cumprimento às medidas, e notificação do MPMA.

LUTO NA MUSICA: MORRE PAPETE

O cantor e compositor José de Ribamar Viana, o Papete, 68 anos, morreu nesta quinta-feira (26), em São Paulo, onde tratava de um câncer de próstata. Seu estado de saúde se agravou desde a última sexta-feira (20). O corpo deve chegar a São Luís na sexta-feira (27) e será velado na Casa do Maranhão, no Centro Histórico. Papete era natural da cidade de Bacabal e marcou época como um dos expoentes da música maranhense. Despontava, principalmente, nos festejos juninos no Maranhão. Além de cantor, compositor e percussionista, Papete estudou também Engenharia Ambiental. Trabalhou como produtor e arranjador e foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça nos anos de 1982, 1984 e 1987. Também acompanhou o músico italiano Angelo Branduardi na década de 80. Papete trabalhou com os maiores artistas da MPB, como Paulinho da Viola, Miucha, Chico Buarque, Sá e Guarabira, Almir Sater, Rita Lee, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Martinho da Vila, dentre outros. Seu disco ‘Bandeira de Aço’ marcou época nos arraiais de São Luís. Algumas das principais músicas do São João do Maranhão são composições de Papete como Bela Mocidade, Boi da Lua e Coxinho.(Gilberto Lima)

quarta-feira, 25 de maio de 2016

ENEM 2016: ULTIMO DIA PARA PAGAMENTO DA TAXA

Hoje (25) é o último dia para que candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) paguem a taxa de R$ 68 para garantir a participação nas provas. O prazo para que isso seja feito é até as 21h30, no horário de Brasília. Ao todo, mais de 9,2 milhões se inscreveram para as provas e desses, cerca de 2,7 milhões devem pagar a taxa. Os demais são isentos. Estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e candidatos de baixa renda que sinalizaram essa condição durante a inscrição estão isentos. O pagamento, que até o ano passado só podia ser feito em agências do Banco do Brasil, agora inclui qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. A plataforma Hora do Enem disponibiliza gratuitamente um plano de estudos individual para quem quer se preparar para o exame. O estudante faz um cadastro, no qual preenche o curso que pretende cursar. O site também permite ao candidato participar de simulados nacionais, além de ter acesso ao Mecflix, portal com mais de 1,2 mil videoaulas.

terça-feira, 24 de maio de 2016

ZONA RURAL: MAIS UMA TENTATIVA DE INCÊNDIO A ÔNIBUS EM SÃO LUÍS

Um ônibus sofreu um princípio de incêndio na noite desta segunda-feira (23) no Residencial 2000, na Vila Maracujá, situada no bairro Maracanã, na zona rural de São Luís. Esta é a nona tentativa frustrada na área metropolitana da capital. Desde a última quinta-feira (19) que os coletivos estão sofrendo atentados. Segundo informações do comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I), coronel Pedro Ribeiro, a tentativa de incêndio ocorreu por volta das 19h50 e três cadeiras foram perdidas durante a combustão. “Nós recebemos informes de que um ônibus foi queimado nessa área por volta das dezenove e cinquenta da noite. Mas graças a Deus foi apenas um princípio de incêndio e somente três bancos foram queimados”, revelou. Ainda conforme o comandante, o princípio de incêndio não teve vítimas e foi contido pelos próprios populares da comunidade. Após o fim da combustão o coletivo foi recolhido e levado para a garagem da empresa. “Como nos outros ataques esse também não teve nenhuma vítima. Os próprios moradores conseguiram apagar o fogo no ônibus”, acrescentou o militar.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

TIMBIRAS: HOMEM É MORTO ENQUANTO DORMIA

Um homem de aproximadamente 36 anos de idade conhecido por Luis Lourenço da Conceição o popular "CHARÁ LUIS DA LÍDIA", foi encontrado morto no povoado "Jaqueira" cerca de 14 km da sede. Segundo o sobrinho da vitima, o Luis estava trabalhando nesse povoado e ontem domingo (22) tomou umas pingas, pois tinha recebido seu dinheiro, e segundo ainda relatos do sobrinho da vitima ele deve ter sido morto por um ladrão que estava de olho em seu dinheiro. Provavelmente o assassino entrou dentro da casa onde o Chará estava dormindo e levou o dinheiro da vitima e ainda deferiu um disparo de arma de fogo bem no rosto da vitima que morreu na hora, o corpo de Luis esta no HGT, e será periciado, informações dão conta que o principal suspeito foi visto por moradores e esta foragido, a policia está a procura do suspeito e está investigando o caso. Com esse, sobe para três o números de homicídios já registrado só este ano na cidade de Timbiras, no ano passado foram registrados 11 assassinatos. (Silvio Ramon)

AMAZONAS: PRESOS CULTIVAM HORTA PARA GARANTIR OS PRÓPRIOS ALIMENTOS

Fornecer legumes, verduras e hortaliças para mais de 200 pessoas é o primeiro objetivo dos 12 detentos que cultivam uma horta orgânica na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). Com pepino, alface, tomate, couve e outros itens da feira, dez canteiros foram instalados no presídio por meio da Umanizzare Gestão Prisional em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ideia é incentivar não só o cultivo de produtos livres de agrotóxicos, mas também a vontade de trabalhar e se dedicar a atividades que ajudam na recuperação. O projeto foi apelidado de “Plantando a Liberdade” e já existe a possibilidade de crescimento. Aumentar a área da horta é uma opção para o secretário de estado Pedro Florencio. “Se continuarmos avançando mais pessoas vão querer participar e assim, ao poucos, vamos tendo homens que mudaram devido à possibilidade de trabalho ofertada aqui”, ressaltou durante visita ao presídio. Para dar início ao projeto, a Umanizzare buscou parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM). O técnico em agropecuária, Paulo Damásio, tem dado todo o suporte para que as técnicas sejam bem aplicadas. “Nós estamos trabalhando nisso desde o segundo semestre de 2015. Eles foram preparados, passamos todas as informações que eles iam precisar para que pudéssemos chegar aqui nessa fase que, em breve, será a colheita”. O espaço, ainda pequeno, já é motivo de orgulho para aqueles que têm se dedicado todos os dias às plantações. Preso há dois anos, Hélio Fernandes, 32, encontrou na horta uma ocupação que tem ajudado a mudar hábitos que também refletem no convívio com a família. “Eu tenho sentido bastante à evolução e tenho buscado chamar mais colegas para isso. A horta tem sido fundamental para preencher o meu tempo ocioso aqui na prisão”, lembrou. Os detentos fazem revezamento entre si para cuidar da horta. Todos os dias, de 13h às 17h dois detentos regam e limpam o espaço. “Acabamos criando disciplina também e isso é bom para todos”, disse Fernandes. Com o trabalho na horta e bom comportamento, os detentos também têm direito a remição de pena. Por Lívia Anselmo – Seap

TERESINA: PRESOS TENTAM FUGA EM MASSA

Agentes penitenciários e militares abortaram uma tentativa de fuga na Casa de Custódia, na noite de domingo (22). Pelo menos 30 detentos foram flagrados em um túnel com aproximadamente 25 metros de comprimento. A escavação dava acesso à Casa de Albergado. Os presos que tentaram fugir estavam no pavilhão B, onde deveria ter 60 detentos e havia mais de 260 homens. O diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, comentou sobre a tentativa de fuga, sobre a superlotação no sistema prisional e a necessidade da realização de concurso público. “Houve essa tentativa de fuga, mas os policiais e agentes conseguiram abortar. Os agentes trabalham firmemente, mas está complicada a situação devido à superlotação no sistema prisional. Se algo ocorrer com a integridade física dos agentes, o governador tem que responder porque a situação é de conhecimento público. Quem está preso quer fugir, mas o Estado tem que manter preso para que a pessoa pague pelo crime. É preciso concurso público para agentes porque a quantidade de presos aumentou, e é preciso que o efetivo atenda essa demanda”, disse o diretor jurídico. A descoberta do buraco ocorreu um dia após a morte do detento José Carlos Pacheco de Araújo, 25 anos. Ele dividia uma das celas do pavilhão H com mais cinco presos. O corpo tinha sinais de enforcamento, mas a suspeita é de assassinato. De acordo com o Sinpoljuspi, a vítima havia sido transferida do interior do Estado para a Capital, em outubro do ano passado, e respondia pelo crime de homicídio. Se confirmado que José Carlos foi assassinado, será o oitavo homicídio registrado no sistema prisional só este ano, sendo seis somente na Casa de Custódia. Há cerca de uma semana um outro detento sofreu tentativa de homicídio no mesmo pavilhão. "No pavilhão H foi registrado, praticamente, as cinco últimas mortes, inclusive essa agora. Apenas uma foi no pavilhão G. O que está acontecendo no pavilhão H para ocorrer tantas mortes? Acreditamos que esses homicídios tenham relação com a falta de vagas, a superlotação. Os detentos estão brigando por falta de espaço. Em uma cela onde era para ter um, dois ou três presos, tem até 35 e qualquer empurrão que ocorra lá dentro já é motivo para assassinarem um deles", reitera vice-presidente do Sinpoljuspi. Recentemente, além da tentativa de homicídio e do caso que ocorreu ontem, detentos provocaram uma rebelião, destruindo parte da estrutura física do presídio, que já apresentava falhas graves.

SÃO BENTO: HOMEM EXECUTADO A TIROS

Um homem foi executado a tiros por volta das 18:40h deste domingo,22, na cidade de São Bento na Baixada Maranhense. Maxsuel Alberto França Corrêa o “Maiquinho” de 27 anos, residente no Bairro São Judas naquela cidade, foi morto com três tiros a queima roupa. O crime ocorreu no Bairro Mutirão, a vítima estava em uma bar no momento que foi abordado por dois homens que chegaram numa motocicleta. Maxsuel, ainda foi socorrido e levado para o posto de saúde do Bairro Outra Banda, mas já chegou na unidade sem os sinais vitais. De acordo com o delegado da cidade de São Bento, Dr. Adriano, o crime pode estar atrelado ao fato da vítima juntamente com um comparsa conhecido como “Betinho” terem deixado um segurança conhecido como “baeta” aleijado.

SÃO LUÍS: MAIS UM ÔNIBUS INCENDIADO NA CAPITAL

Mais um ônibus foi incendiado no começo da noite deste domingo (22) no Altos do Turu, bairro da Região Metropolitana de São Luís. Este foi o 15º ataque a ônibus consolidado desde quinta-feira (19). Ao todo foram sete casos de coletivos totalmente queimados e outras oito tentativas frustradas ou com veículos parcialmente destruídos neste período. Na manhã desse sábado (21), os criminosos atacaram um veículo da mesma linha, mas a população conseguiu controlar o incêndio. No entanto, o clima de insegurança fez com que durante a noite os ônibus fossem recolhidos às garagens das empresas pelos motoristas, mesmo sem orientação dos sindicatos dos rodoviários e dos empresários.