sábado, 25 de junho de 2016

Arraial Pertinho de Você recebe autoridades e mais de 60 atrações



“Podem falar o que quiser, mas, infelizmente, cultura é algo que só faz bem feito quem tem amor pelas nossas raízes. Na Cohama, Vila Palmeira ou em qualquer outro lugar que ele vá, o vereador Astro de Ogum tem a capacidade de ensinar, para quem tiver disposição de aprender, como manter viva as nossas tradições culturais”. Essa foi à declaração da dona de casa Marieta do Espírito Santos de Lima, 65 anos, residente no Bairro do Bequimão, que na noite desta sexta-feira(24), como dezenas de outras pessoas, esteve no arraial “Pertinho de Você”, o maior e melhor do Maranhão, para acompanhar o tradicional cortejo de brincadeiras em homenagem ao Glorioso São João.

Além de 60 brincadeiras, tais como Bumba Meu Boi da Maioba, Pindoba, Iguaíba, Alemanha, João Paulo e Miritiua(todos do chamado sotaque da ilha), nos outros ritmos, como Orquestra, Baixada e Costa de Mão, também se apresentaram o boi Oriente(Baixada), boi Rama Santa(Cururupu), Boi de São Simão, Boi de Rosário, Boi de Eliezio(Cururupu), boi de Corda, Boizinho Encantado, da Madre de Deus, Boi de São Bento, Cacuriá ASC, Dança Portuguesa Juventude de Portugal, e tantas outras, o terreiro do Pertinho de Você também recebeu dezenas de autoridades, como o governador Flávio Dino(PCdoB) e o prefeito Edvaldo Holanda Júnior(PDT), bem como secretários estaduais e municipais, deputados estaduais, vereadores e assessores.

Ao lado da esposa Samya, o deputado federal Weverton Rocha(PDT), parceiro do vereador Astro de Ogum, idealizador e organizador do arraial, também esteve presente no jantar oferecido pelo vereador aos convidados ilustres. “É com enorme satisfação que, neste momento, recebemos as comitivas do governador e do prefeito no nosso arraial”, pontuou o deputado Ewerton Rocha.

Em um bate papo alegre e descontraído, o segundo anfitrião, o vereador Astro de Ogum – agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís. Ele, assim como o deputado, também externou a satisfação em receber os convidados no dia em homenagem a São João, santo de sua devoção.

“Este momento é impar e não tenho palavras para defini-lo. Através da minha religião tenho as manifestações culturais enraizadas em minha alma, por isso o meu amor pela cultura maranhense. Sem qualquer tipo de mágoa ou ressentimento, estou muito feliz em recepcionar o nosso governador e seus aliados”, externou o vereador.

Conjuntamente, o governador Flávio Dino e o prefeito Edvaldo Holanda Junior parabenizaram o vereador pela organização do arraial, evidenciando a importância de eventos, com tamanha magnitude, que tem como propósito manter viva nossas tradições culturais. “A beleza e força da cultura maranhense são inexplicáveis. Essa pujança, resultante da mistura de ritmos e cores, nos enche de orgulho”, afirmou o governador Flávio Dino e ratificou o prefeito Edvaldo Holanda Junior.
 

Jovem morre congelada em frio de -21ºC


Uma jovem, 21 anos, morreu congelada depois de sair de uma festa vestindo apenas um short, um top e meias. O incidente ocorreu em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos. 
Elizabeth Luebke deixou a festa sozinha nas primeiras horas da manhã do domingo(19), sem um casaco. Autoridades dizem que a jovem foi vista andando pelas ruas por volta das 4h30 da manhã, os termômetros registravam - 21°C.
Um relatório médico indicou que a jovem estava embriagada no momento em que ela deixou o local da festa. O corpo de Elizabeth foi encontrado às 9h do domingo por uma pessoa que andava pelas ruas da cidade.
Um amigo da vítima disse: "Quando ela chegou estava muito triste. Ela estava muito bêbada, muito bêbada e ficou com raiva de outro amigo e foi embora." 
A mãe da vítima lamentou a morte e revelou que sua filha tinha um histórico de consumo excessivo de álcool. Elizabeth já havia sido internada por problemas com bebidas em outubro do ano passado. 
A polícia alertou que ninguém deve enfrentar condições climáticas tão severas, especialmente sozinhos.

Médicos do Piauí vão paralisar 100% de consultas, exames e cirurgias


O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) decidiu, em assembleia geral realizada na terça-feira (21), que a categoria vai paralisar as atividades por 72 horas, a partir do dia 28 de junho. No dias do movimento, serviços como consultas, exames e cirurgias eletivas serão totalmente paralisados. 
O movimento foi deflagrado após o governo do Estado não cumprir acordo feito com os médicos que prestam serviço para a rede estadual de Saúde. A presidente do Simepi, Lúcia Santos, afirma que o reajuste salarial de 30%, acertado entre as partes ainda no ano passado, não foi pago no mês de maio, data da base da categoria.
“Ficou acertado que o governo pagaria esses 30% dividido em três parcelas durante o triênio de 2016, 2017 e 2018”, explica Lúcia Santos. O Sindicato conta que buscou entendimento com o governo, mas foi informado que o aumento do salário não seria possível porque as contas do executivo estadual estão no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e no momento nenhuma categoria pode reajuste salarial.
Mesmo com a justificativa, a categoria não se convence e defende que o impacto na folha de pagamento do Estado não será tão exorbitante assim, já que, conforme a presidente do Simepi, o incremento estava previsto no orçamento financeiro do governo desde 2015. 
“A classe médica deve ser respeitada. O trabalho desenvolvido por nós é importante e o governo tem que valorizar isso pelo menos honrando com os compromissos acertados previamente”, pondera Lúcia Santos. 
Conforme levantamento do Simepi, o governo do Estado possui no quadro pessoal o total de 1300 médicos. Durante a paralisação estes profissionais só estarão atendendo nos setor urgência e emergência dos hospitais. 
No  fim da paralisação, agendado para o dia 30 de junho, a categoria médica se reúne novamente para fazer novas deliberações sobre o movimento.(CidadeVerde)

PRF apreende carregamento de madeira ilegal na BR 316



Na tarde de sexta feira (24), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um carregamento ilegal de madeira serrada no km 253 da BR 316, na entrada da localidade conhecida como Bambu, que pertence ao município de Santa Inês, Maranhão. A abordagem aconteceu por volta das 16h, quando os policiais deram ordem de parada ao caminhão VW / 24250 de placas KOR-4355 conduzido pelo senhor Pedro Dutra Filho, de 40 anos.

O condutor apresentou uma nota fiscal e guia florestal da madeira cuja carga declarada era de 17m³, mas após a medição volumétrica com o desconto de 30% ficou constatado mais de 20 m³ de madeira, ficando materializado o transporte ilegal e o crime ambiental. Também foi localizado no interior do veículo um rádio amador, sem autorização de uso pela Anatel, e que era usado para verificação de fiscalização da PRF.

O Maranhão é um escoadouro natural da região produtora para as principais áreas de consumo no Nordeste brasileiro. O primeiro filtro de fiscalização de produtos ilegais, como madeira serrada, acontece na própria unidade produtora, no caso, o estado do Pará. Em seguida, os PRFs no Maranhão e no Piauí praticamente fecham o círculo vicioso de transporte de madeira ilegal. As apreensões no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, por exemplo, são mínimas por conta do trabalho diuturno realizado especialmente no Pará e Maranhão.

Três apreensões na BR 230

Neste semana, no dia 22, equipes da PRF em fiscalização na BR 230 entre São Raimundo das Mangabeiras e Riachão, no Sul do estado, apreenderam três carregamentos de madeira transportados de forma ilegal. A intensificação da fiscalização na BR 316 fez com que a rodovia 230 fosse escolhida como nova rota para o transporte ilegal.(imirante)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Lesma é encontrada na comida do Hospital de Urgência de Teresina





Uma lesma foi encontrada na comida de um servidor durante o almoço desta quinta-feira (23) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O molusco foi achado vivo no prato do funcionário, que se surpreendeu com a presença do animal. 
A situação desagradável foi presenciada por vários funcionários que estavam almoçando no restaurante do HUT. Servidores alegam que já virou fato recorrente encontrar “corpo estranho” na comida. Segundo uma das testemunhas, até uma barata foi achada este ano na comida do refeitório.
A alimentação do HUT é feita por uma equipe própria do hospital do setor de nutrição.
O Cidadeverde.com acionou a direção que encaminhou o seguinte esclarecimento.
“O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HUT explica que todo o processo adotado pelo setor é preconizado pela RDC 216/04 DA ANVISA. A salada, por exemplo, passa por um processo de pré lavagem e desinfecção por 20 min com o produto diclor a 2%. Depois esse produto é retirado com água filtrada. A funcionária que preparou os 70 kg de salada hoje já foi advertida e notificada pelo erro. Diariamente, o SND do HUT serve mais de três mil refeições entre café da manhã, almoço, jantar e ceia para pacientes, acompanhantes e funcionários”

No dia de São João, Arraial “Pertinho de Você” tem programação especial


Hoje no sincretismo religioso rendemos homenagens ao Glorioso São João, que junto com Santo Antônio (13), São Pedro (29) e São Marçal (30), completa o quarteto reverenciado durante a temporada junina na capital maranhense.
Há duas décadas, também nesta data, em todos os arraias idealizados e organizados pelo presidente do Legislativo Municipal – vereador Astro de Ogum – acontece o tradicional Cortejo de brincadeiras ao glorioso São João.
Logo após a tradicional missa em homenagem ao Santo, mais de 60 grupos folclóricos, de diversos segmentos, estarão se apresentando no arraial “Pertinho de Você”, ao lado da Batuque, no bairro da Cohama.
Atendendo convite do deputado federal Weverton Rocha (PDT), parceiro do presidente neste evento, o governador Flávio Dino (PCdoB) e comitiva serão recepcionados por volta das 20:00hs, onde ficarão até às 22:00hs, haja vista que de acordo com informações, o governador também estará visitando os arraias organizados pelo Governo do Estado, como Ipem e Vila Palmeira, bem como a Praça Maria Aragão, da Prefeitura de São Luís.
“Foi com muita satisfação que recebi a informação do deputado Weverton Rocha da vinda do governador Flávio Dino ao nosso arraial, ainda mais hoje, dia em que rendemos homenagens a São João, santo que tenho muita devoção”, enfatizou o vereador Astro de Ogum.
Quem foi São João
São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, que era prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno.
Em sua missão de adulto, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.
São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Ele é também o último dos profetas. Depois dele, não houve mais nenhum profeta em Israel.(Minard)

Presidente da Câmara de Bernardo do Mearim é baleado


Por volta das 19h desta quinta-feira (23), o vereador Osvaldo, 46 anos, presidente da Câmara Municipal de Bernardo do Mearim (MA) foi baleado durante um assalto. Segundo informações preliminares, o vereador foi vítima de assaltantes, quando conduzia uma motocicleta na estrada vicinal de acesso ao povoado Terra Santa. 

Ele teria reagido e acabou ferido a tiro. Os criminosos levaram o veículo. O vereador foi socorrido e deu entrada em um hospital de Pedreiras. 

Osvaldo estava com a prefeita visitando famílias. Assim que se separaram, a prefeita voltou para Bernardo do Mearim e ele foi pra Terra Santa. Na estrada balearam ele. 

Uma testemunha relatou que a bala varou a mão do vereador

Golpe do “veja quem xeretou o seu perfil” chega ao WhatsApp


“Saiba quem xeretou o seu perfil”. Abordagens semelhantes a essas são usadas em inúmeras tentativas de golpe e fraude digital para roubar dados do usuário. Em geral, elas prometem à vítima um recurso que permite saber quem acessou seu perfil do Facebook, e surgem como extensão maliciosa da rede social. Essa mesma estratégia está sendo usada agora também no WhatsApp, segundo a Kaspersky Lab.
De acordo com os especialistas da Kaspersky, a mensagem chega geralmente de algum contato do usuário que já foi infectado. Ela contém uma mensagem como “Sabe quem xeretou seu perfil? Kkkkkk”, seguida de um link. Ao acessar o link, a vítima é direcionada a um site que oferece o suposto recurso em troca do compartilhamento do link com dez amigos ou três grupos.
Caso a vítima siga as orientações, ela é depois direcionada para uma série de sites de propaganda – nenhum dos quais traz o recurso prometido. Se ela cadastrar seu número em qualquer um deles, ela será cobrada pelo serviço na próxima fatura do celular, e é aí que os criminosos ganham dinheiro. Segundo Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, uma busca em sites de reclamações de consumidores revela que uma grande quantidade de pessoas já foram enganadas.

RECURSOS VERDADEIROS E FALSOS

Embora haja anúncios e rumores sobre diversos novos recursos do WhatsApp, nenhuma novidade desse tipo foi comunicada pela empresa. Por esse motivo, mensagens desse tipo devem ser vistas sempre com suspeita – ainda mais quando elas tiverem erros de gramática, como no caso da mensagem acima.
Não se trata, nem de longe, da única tentativa de golpe que circula por meio do aplicativo de conversas. Outros esquemas de fraude recentes incluem um que prometia à vítima o acesso a uma versão “Gold” do WhatsApp (que não existe), e outro que dizia ao usuário que ativaria o recurso de videchamadas em seu dispositivo – também falso.

Polícias Civil e Militar de Açailândia desbaratam quadrilha de assaltantes de cargas dos Correios




Uma força tarefa formada por policiais civis da 9ª Delegacia Regional de Açailândia e policiais militares da 5ª Companhia Independente prenderam uma quadrilha especializada em assaltos a caminhões dos Correios na região. Após diligências, os policiais civis, sob o comando do delegado Murilo Lapenda, regional de Açailândia, e policiais militares, comandados pelo Major Sérgio, conseguiram prender seis pessoas e desbaratar a associação criminosa responsável pelos roubos a caminhões dos Correios na região tocantina.

Com a prisão dos envolvidos, foi possível recuperar uma carga roubada, apreender as armas utilizadas para a prática do crime, bem como os quatro veículos utilizados para abordar o caminhão e transportar a carga tomada até Açailândia.

Ao final das diligências, já na cidade de Imperatriz e com o apoio da Polícia Militar local, foi preso o indivíduo conhecido como Mael, com o qual foram apreendidos um Palio furtado em Imperatriz dias antes, CRLVs em branco utilizados para a clonagem de veículos, um revólver calibre 38 e um maçarico de corte, destinado ao arrombamento de caixas eletrônicos.
“Foi um grande serviço decorrente da parceria PC e PM de Açailândia e, desta vez, com o especial e efetivo apoio da Polícia Militar de Imperatriz”, disse o delegado Lapenda.

Entre as seis pessoas presas, tem uma mulher, que era a responsável pela logística dos assaltos.

Os seis presos foram identificados, pela ordem, como: Carlos Antonio Passos da Silva, 43 anos, conhecido por ‘Carlão’, que é o chefe da quadrilha; Matuzael Soares da Costa, 27 anos, conhecido por ‘Mael’, que foi preso em Imperatriz; Regilane Pinheiro de Andrade, 32 anos; Francivaldo Guedes dos Santos, 39 anos, conhecido por ‘Badila’, marido de Regilane; Mateus Costa dos Santos, 34 anos, o ‘Popó’; e Ernandes Nascimento Santos, 34 anos. 

Todos os acusados foram autuados em flagrante delito por roubo qualificado mediante o uso de arma de fogo e por associação criminosa. Eles se encontram à disposição da Justiça na Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia.

Chegada do inverno pede atenção em relação à conjuntivite


Baixa umidade do ar e concentração de pessoas em ambientes fechados contribuem para o aumento dos casos da doença


O inverno começou com força em 2016 e, de acordo com especialistas, tende a ser o mais frio dos últimos anos, devido à dispersão do fenômeno El Niño. Com isso, as pessoas costumam passar mais tempo em ambiente fechados e aglomerados, e o clima tende a ficar mais seco. Cenário ideal para manifestação de doenças oculares, como, por exemplo, a conjuntivite, que é a inflamação da conjuntiva - membrana que reveste a parte externa do globo ocular.
Entre os tipos mais frequentes da doença, estão a alérgica e a viral. A primeira, por sua vez, não é transmissível, e acomete pessoas propensas a alergias como rinite e bronquite. "O problema pode estar relacionado à baixa umidade do ar, comum nesta época do ano, e pode ser causado por excesso de poeira, poluição, pelos de animais e outras partículas que possam entrar nos olhos" comenta o Dr. Pedro Antonio Nogueira Filho, chefe do pronto-socorro do H.Olhos - Hospital de Olhos Paulista.
Por outro lado, a conjuntivite viral é facilmente transmissível pelo contato com objetos pessoais contaminados, como maquiagens, toalhas, fronhas e lenços; e superfícies infectadas de uso comum, como maçanetas, corrimãos, mesas etc. "Ambientes com grande concentração de pessoas, como escolas, meios de transporte, empresas e shoppings são os mais propícios para espalharem o vírus", ressalta o especialista.

"Areia nos olhos"
 
Em ambos os casos, os principais sintomas da doença são ardência, coceira, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, olhos avermelhados e fotofobia. Porém, uma das características mais marcantes e incômodas da conjuntivite é a sensação de estar com areia dentro dos olhos. "Isso acontece pelo fato da parte interna das pálpebras estar irregular, decorrente de seu processo inflamatório. Quando piscamos, a pálpebra entra em contato direto com a córnea - tecido sensível e transparente que fica na parte da frente do olho - , e esta identifica que há um corpo estranho lá, dando a sensação de areia" explica o Dr. Pedro Antonio.
 
Em primeiro lugar, previna-se!

· Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
· Evite tocar os olhos sem higienizar as mãos;
· Evite usar maquiagem de outras pessoas nos olhos;
· Nunca use lentes de contato de outras pessoas;
· Nunca use colírios utilizados anteriormente por pessoa com conjuntivite;
· Não leve crianças com conjuntivite para o berçário ou à escola até que o quadro tenha se resolvido;
· Utilize apenas produtos descartáveis para limpeza dos olhos acometidos pela doença;
· Lave, regularmente, lençóis, fronhas e toalhas.
"Em média, 35% dos pacientes atendidos no pronto-socorro do H.Olhos - Hospital de Olhos Paulista - são diagnosticados com o problema. Por isso, adotamos práticas contínuas para a contenção da doença, que são reforçadas ainda mais neste período. Entre elas, orientação constante para o cuidado de pacientes, acompanhantes e colaboradores; disponibilização de álcool gel para higienização das mãos e equipamentos a cada atendimento realizado; limpeza dos ambientes e superfícies intensificada; e equipe de higienização capacitada periodicamente", ressalta o médico.
 
Tratamentos

Caso haja suspeita de conjuntivite, é fundamental consultar-se com um oftalmologista. O profissional realizará o diagnóstico correto e determinará o tratamento, conforme a causa da doença.
Para os casos alérgicos, é necessário evitar contato com o alérgeno (poeira, pólen, pelos de animais, fumaça, poluição etc.) e usar medicamento específico prescrito por um especialista. Para os viriais, assim como ocorrem com resfriados, espera-se que a melhora aconteça entre 7 e 10 dias após seu início. Medidas para o alívio dos sintomas, como compressas frias, colírios lubrificantes e analgésicos são recomendadas. Em todas as situações, o uso de lentes de contato deve ser suspenso.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Polícia Civil realiza operação contra roubo e adulteração de veículos

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Polinter, deflagrou na manhã de hoje (23) a Operação Adulteração III, para cumprir mandados de prisão contra acusados pelos crimes de roubo, furto e adulteração de veículos. A operação tem apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícias Militar do Piauí e Maranhão.
O delegado-geral da Polícia Civil Riedel Batista informa que noves pessoas foram presas até o momento, e apreendidos documentos de carros falsificados, além de armas de fogo e drogas. Ele explica que os acusados roubavam os veículos e faziam a clonagem de documentos e placas, para que pudessem circular normalmente.
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão, em Teresina e nas cidades de Timon e Caxias, no Maranhão. 30 equipes policiais participam da operação, totalizando 120 policiais em campo.


NADA TRANQUILO PARA HOLANDA JÚNIOR


A Tv Difusora divulgou nas primeiras horas desta quinta-feira (23), uma nova pesquisa que avalia o cenário eleitoral de São Luís. Os números apontam um empate técnico entre Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP).
A deputada federal apareceu com 20,6% contra 19% do atual prefeito e 18,2% do deputado estadual. Bira do Pindaré (PSB) aparece com 7,9%; Eduardo Braide (PMN) 4,8%; Rose Sales (PMB) 4,4%; Fábio Câmara (PMDB) 2,4%; João Bentivi (PHS) 1,8%. Não sabem 6,7% e nulo/branco com 14,2%.

Eliziane venceria Edivaldo e Wellington em um possível 2º turno


Em um cenário estimulado de segundo turno, entre Eliziane e Edivaldo, a deputada federal vence com 40,6% contra 29,7% do prefeito de São Luís. Não sabem ou não responderam 12% e nenhum/nulo 17,7%.
No segundo cenário estimulado, Eliziane Gama também venceria Wellington do Curso, que vem sendo a grande surpresa da pré-campanha. A deputada federal teria 41% contra 32% do deputado estadual. Nenhum e branco representam 16,6% e não sabem ou não responderam 10,4%.

Wellington possui maior vantagem no 2º turno contra Edivaldo

A pesquisa mostrou que Wellington do Curso (PP) é o pré-candidato que possui a maior vantagem sobre Edivaldo Holanda Júnior (PP), em um possível confronto no segundo turno.
De acordo com o Instituto Prever, Wellington aparece com 45,5% contra 33,1% de Edivaldo, em um possível confronto de segundo turno. O deputado estadual colocou uma diferença superior a 12% em relação ao prefeito.

Em outro cenário, Eiziane Gama também venceria Edivaldo, mas a diferença é de 9%, ou seja, a entrada de Wellington do Curso na corrida eleitoral assusta mais o atual prefeito do que a deputada federal.
A pesquisa foi realizada pela Prever entre os dias 18 e 21 de junho, ouvindo 1000 pessoas e está sob registro do seguinte protocolo MA-08464/2016. O contratante foi Hilton Ferreira Neto/ME.

A Tv Difusora não divulgou os índices de rejeição da pesquisa.

Nota de Esclarecimento CEMAR



A Cemar informa que diversas ocorrências de falta de energia elétrica foram registradas na madrugada desta quinta feira em pontos isolados em alguns bairros na ilha de São Luís. 

Fortes ventos, situações de erosão, galhos de árvores na rede e placas publicitárias que foram arremessadas sobre a rede elétrica pelo vento, também  contribuíram para o número de ocorrências de falta de energia.

Equipes de plantão estão empenhadas em atender todas as ocorrências de falta de energia elétrica registradas por meio da Central 116. 

Por essas ocorrências a Cemar pede desculpas aos clientes pelo desconforto. 

Assessoria de Imprensa da Cemar

Coca, Ambev e Pepsi deixam de vender refrigerante em escolas

 
São Paulo - A Coca-Cola, a Ambev e a PepsiCo anunciaram nesta quarta-feira, 22, que a partir de agosto as empresas deixarão de vender refrigerante a cantinas de escolas com crianças de até 12 anos e oferecerão apenas água mineral, suco, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.

As companhias afirmaram em comunicado que a estratégia faz parte de uma "mudança no portfólio de bebidas para escolas em todo o País".
Segundo as três empresas, a venda de produtos nos colégios terá foco em hidratação e nutrição a fim de contribuir para uma alimentação mais equilibrada.

"A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução", declararam a Ambev, a Coca e Pepsi. 

"No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo."

As empresas disseram que a mudança foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, "além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças".

Distribuição

O comunicado informou que a política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores.
"Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa."

As três companhias declararam que estão em contato com Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir) para que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor. (Estadão)

Governo Federal libera importação para combater a alta do feijão



Presidente em exercício, Michel Temer, determina a liberação da importação do feijão de países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Bolívia.

A medida foi tomada para combater a alta do grão, que subiu 33,49% no ano até maio, segundo o IBGE.

Já no acumulado dos últimos 12 meses até o mês passado, a alta foi de 41,62%.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi comenta as soluções para o assunto: "Basicamente ele subiu porque nós tivemos problemas de clima, o centro-oeste perdeu praticamente a sua safra e aí a demanda cresceu e a oferta diminui e os preços subiram. Mas o governo já tomou as providencias de fazer a liberação e criar todas as condições para importar feijão da Argentina do Paraguai e da Bolívia que são países que produzem aqui do nosso lado também temos a possibilidade de trazer do México e da China".

O tema já virou motivo de piada nas redes sociais com a hashtag "TemerBaixaOPreçoDoFeijão”.

O presidente em exercício, também utilizou a hashtag para anunciar a importação em sua conta do microblog.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

POLICIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO ROTA 65

SÃO LUÍS/MA - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (22/06), nas cidades de São Luís/MA e Cáceres/MT, a Operação Rota 65, com objetivo desarticular associação criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas.
As investigações, iniciadas no ano de 2015, levaram à identificação desta associação especializada no tráfico de cocaína oriunda da Bolívia, tendo como destino traficantes atuantes no Maranhão. A droga ingressava no país por meio da província de San Matias na Bolívia, passava por fornecedores brasileiros residentes no município de Cáceres/MT e era transportada em compartimentos ocultos no interior de veículos até a capital maranhense. Durante o processo investigativo a PF apreendeu, no Maranhão, de cerca de 100 kg de cocaína além da prisão em flagrante de cinco envolvidos**.  O núcleo maranhense tinha ligação com uma das principais facções criminosas atuante no Maranhão e dominava o tráfico de drogas nos bairros do Barreto e Ivar Saldanha em São Luís.
Foram cumpridos pela PF um total de 12 mandados de prisão preventiva, 1 de condução coercitiva e 7 mandados de busca e apreensão, mobilizando um total de 40 policiais federais.
Ressalta-se que um dos alvos encontra-se aprovado nas fases preliminares do concurso da Polícia Militar do Maranhão, e os demais conduzidos possuem conexões com o “Bonde dos 40” – facção criminosa conhecida no estado.
O nome atribuído à operação faz alusão ao DDD da cidade de Cáceres, por onde a droga, oriunda da Bolívia, ingressava em território nacional, e seguia por rodovia até o Maranhão.


Preço do feijão dispara 54% no ano e vira motivo de piada: 'comida de rico'

 
 

O preço do feijão disparou nos últimos meses, pesando no bolso do brasileiro e "ameaçando" o sucesso do tradicional prato feito. O principal motivo é o clima, que prejudicou a produção.
O feijão carioca, por exemplo, ficou 54,1% mais caro de janeiro até meados de junho, segundo a prévia da inflação, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (21).
Não é só o carioquinha que subiu neste ano: também ficaram mais caras outras variedades, como o mulatinho (+49,42%), o preto (+21,36%) e o fradinho (+19,49%).
Alguns internautas reagiram com bom humor à escalada dos preços, postando piadas e memes nas redes sociais. Veja alguns abaixo.
- Fui na feira, e tinha um feirante gritando.
- Feijão a preço de banana!
- Curioso, fui perguntar!
- qnt é o feijão?
- R$ 3,00 a dúzia.





A culpa é do clima

O que fez o feijão subir tanto? Chuva demais e chuva de menos. O clima prejudicou duas safras seguidas, sobretudo no Paraná, principal produtor do país.
A primeira safra, que chegou ao mercado em março e abril, sofreu com o excesso de chuvas na região durante o plantio, no ano passado.
"A produção caiu em 100 mil toneladas", disse o técnico da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) João Figueiredo Ruas.
"Teve muito feijão de péssima qualidade que nem chegou a ser comercializado para consumo humano, virou ração animal."
A segunda safra, que foi para as gôndolas dos supermercados em maio e junho, sofreu o problema oposto: a falta de chuvas. A seca que atingiu principalmente o Paraná, mas também outros produtores, como o Mato Grosso, fez a safra de feijão cair 150 mil toneladas, de acordo com Ruas.
Com menos feijão no mercado, o preço subiu.

Preço vai cair?

O preço da próxima safra que chega às prateleiras, em julho, vai começar a cair?
O técnico da Conab afirma que o preço pode cair porque a produção tende a aumentar. Muitos produtores estão expandindo a área plantada justamente para tentar lucrar mais agora que o preço do seu produto está alto.
Por outro lado, alguns fatores podem limitar a produção. Como a lavoura dessa época do ano é irrigada, ela depende da captação de água dos rios, que estão com nível baixo, segundo Ruas.
Além disso, é um período típico de proliferação da mosca branca, uma praga que pode comprometer parte das lavouras de feijão.

PRF-MA autua mais de 300 motociclistas em quatro horas de operação




Operação foi realizada em todo as delegacias do Estado.
Operação foi realizada em todo as delegacias do Estado. - Foto: Divulgação

SÃO LUÍS – A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) autuou mais de 300 condutores de motocicletas nessa terça-feira (21). A operação “Rota Segura” ocorreu das 14h às 18h, em todas as delegacias da PRF-MA.
No total, houve 312 autuações, e 44 veículos foram recolhidos. (imirante)
Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br

Chá verde reduz drasticamente a perda de albumina em diabéticos


Estudo realizado em humanos demonstrou o efeito positivo do chá verde na melhora da nefropatia causada por diabetes. Artigo a respeito acaba de ser publicado na revista on-line Scientific Reports, do grupo Nature: “The use of green tea polyphenols for treating residual albuminuria in diabetic nephropathy: A double-blind randomised clinical trial”.
A pesquisa foi realizada pela doutoranda Cynthia Borges e liderada pelo médico José Butori Lopes de Faria, professor titular de Nefrologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do projeto temático “Efeitos do chá verde (Camellia sinensis), do cacau e de um doador de óxido nítrico na nefropatia e retinopatia diabética: papel da redução do estresse oxidativo e da inflamação e do aumento do óxido nítrico”, apoiado pela FAPESP.
Reportagem sobre esse projeto, enfocando pesquisas com modelos animais (camundongos e ratos) e culturas de células (de camundongos e humanas), havia sido publicada na Agência FAPESP em novembro de 2015. O novo estudo, realizado in vivo em indivíduos com diabetes, corroborou amplamente os resultados.
“Realizamos um ensaio clínico com 42 pacientes diabéticos, portadores de doença renal secundária ao diabetes, todos eles recebendo o melhor tratamento disponível, incluindo dose máxima de bloqueador do sistema renina-angiotensina [este último é considerado o padrão ouro para o tratamento da doença renal associada ao diabetes]. Metade dos integrantes do grupo recebeu extrato de chá verde e metade recebeu placebo. O grupo que recebeu o extrato de chá verde teve uma redução de 41% na albuminúria [perda da proteína albumina por meio da urina], ao passo que o grupo que recebeu placebo teve um aumento de 3%”, relatou Faria à Agência FAPESP.
O ensaio foi do tipo randomizado [isto é, a seleção para integrar um ou outro subgrupo se deu ao acaso] e duplo-cego [isto é, nem os pacientes nem os pesquisadores sabiam quem estavam recebendo chá verde e quem estava recebendo placebo]. “Mantida a medicação para todos os pacientes, os que receberam chá verde consumiram, diariamente, durante 12 semanas, uma quantidade de extrato que continha 800 miligramas de epigalocatequina-galato, um polifenol que constitui o principal princípio ativo do produto. Essa dose, que equivale a três xícaras de chá, já havia sido utilizada em um estudo com pacientes com câncer e se mostrado segura”, informou o pesquisador.
É normal eliminar albumina na urina. Mas isso ocorre em quantidades muito pequenas, de até 30 miligramas por dia. Os pacientes selecionados para o ensaio, porém, eliminavam quantidades muito superiores, apesar do tratamento medicamentoso. Este foi, aliás, um critério adotado para sua seleção. “Essa albumina provém do sangue do indivíduo. O sangue passa pelos rins originando o que chamamos de ‘ultrafiltrado’, e é esse ‘ultrafiltrado’ que, depois de sofrer algumas transformações, dá origem à urina. No ‘ultrafiltrado’ de uma pessoa normal, a quantidade de albumina é muito baixa. Porém no paciente com doença renal em decorrência do diabetes ela se torna bem maior”, disse Faria.
“Nós já havíamos demonstrado, nos estudos em modelos animais e em culturas de células, que essa perda acentuada de albumina se deve à destruição de podócitos, as células que formam a barreira que restringe a passagem de proteínas do sangue para a urina. É a perda da função dos podócitos que faz aumentar a quantidade de albumina na urina. No presente estudo, demonstramos também que o plasma de pacientes diabéticos e com doença renal era capaz de induzir a morte de podócitos humanos in vitro. E que, nessa condição, a epigalocatequina-galato conseguia prevenir a morte de tais células. Essas observações sugerem que o efeito benéfico do chá verde nos pacientes diabéticos tenha ocorrido por redução na morte dos podócitos”, explicou o pesquisador.
“Nosso estudo foi realizado com um grupo pequeno de indivíduos. É preciso reproduzi-lo em um grupo maior, com mais tempo de acompanhamento. De qualquer forma, o resultado obtido é bastante expressivo e promissor. Finalmente, vale ainda ressaltar que os efeitos colaterais do extrato de chá verde foram mínimos e não diferiram dos efeitos colaterais observados no grupo placebo”, finalizou o pesquisador. José Tadeu Arantes | Agência FAPESP

terça-feira, 21 de junho de 2016

Bancos trocarão moedas e notas falsas sacadas em caixas ou terminais

Os bancos agora são obrigados a trocar, imediatamente, moeda ou cédulas falsas sacadas em caixa ou terminais de autoatendimento. A nova regra, regulamentada pelo Banco Central (BC), foi publicada na edição desta terça-feira (21/06) do Diário Oficial da União.
Essa medida foi definida pelo Conselho Monetário Nacional em maio, mas ainda precisava de regulamentação. Anteriormente, os bancos costumavam substituir as cédulas, mas o prazo de troca dependia da relação da instituição com o cliente.
No site do BC (http://zip.net/bhtnjb – link encurtado e seguro), há 12 perguntas e respostas sobre a troca de dinheiro falso.
Quando o dinheiro com suspeita de ser falso for sacado em um banco, o cliente deve procurar qualquer agência para fazer a troca. No caso de aposentados ou beneficiários do Bolsa Família, que não têm conta em banco, a troca do dinheiro falso também é obrigatória. Basta procurar qualquer agência do banco onde o dinheiro foi sacado.

REGISTRO DE SAQUES
O BC lembra que não é preciso retirar extrato da conta para pedir a troca, porque os bancos têm registros dos saques. Caso receba o dinheiro falso em outras circunstâncias, como no comércio, o cidadão deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula ou moeda. O banco anotará dados como nome, endereço e Cadastro de Pessoa Física – CPF. Se ficar comprovado que a cédula é legítima, o cidadão será ressarcido pelo banco.
Caso fique comprovado que a cédula é falsa, não haverá reembolso, explicou o BC.
O dinheiro recolhido pelos bancos é enviado ao BC para fazer a análise se é falso ou legítimo. As instituições financeiras terão prazo de 180 dias para se adequar aos prazos para envio do dinheiro ao BC. De acordo com a regulamentação, os bancos terão até 30 dias para enviar o dinheiro com suspeita de ser falso, em municípios onde o BC tem representação. O prazo de 45 dias foi estabelecido para as demais localidades do país.
O BC tem, no máximo, 20 dias para fazer essa análise. Para acompanhar a análise das cédulas, o cidadão pode acessar a página do Banco Central: .
Os bancos também devem informar sobre o andamento da análise, quando solicitados. Se a análise do BC apontar que o dinheiro é legítimo, o banco terá prazo de 24 horas para depositar o valor correspondente devido na conta corrente do cliente, após receber o crédito do valor. No caso de não correntistas, o prazo da instituição financeira para comunicar a disponibilidade do valor é de três dias úteis.

Astro de Ogum recebe professores e busca diálogo tentando o fim da greve





O presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum (PR), recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), uma comissão liderada pela presidente do Sindicato dos Professores do Município de São Luis, Elizabeth  Castelo Branco e pelo presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais (Sinfusp), Francisco do Vale, com quem discutiu uma saída para o fim da greve dos educadores, que já dura mais de 90 dias, por não aceitarem a contraproposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura.
Já as demais categorias não estão em greve, e sim reagindo ao percentual de apenas 2% estabelecido pelo Município, cuja mensagem foi enviada ao Legislativo Municipal. Astro de Ogum conversou demoradamente com os professores e com os demais servidores, garantindo que a matéria não entrará em pauta a até a próxima quarta-feira  (22), quando os professores estarão reunidos com representantes do Ministério Público.
Outras categorias do funcionalismo municipal estão em estado de greve e garantem que o movimento paredista deverá ser iniciado na próxima quinta-feira (23), caso não haja uma solução para o impasse.
O secretário de Assuntos Políticos do Município, ex-deputado Hélio Soares, foi chamado pelo presidente Astro de Ogum, dialogou com as categorias e disse que ele e o presidente da Câmara vão intermediar um encontro entre representantes dos servidores e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
“2% de aumento soa como um deboche, já que, com esse percentual, o auxiliar administrativo  da Prefeitura não chegará a receber sequer o salário mínimo no próximo ano”, afirmou Francisco do Vale.
Já os professores exigem reajuste de 11.36%, percentual estabelecido pelo Ministério da Educação, enquanto a Prefeitura oferece uma contrapartida de apenas 9.60%, dividido em duas parcelas e sem  o retroativo.
 
PAIS CRITICAM GREVISTAS
 Enquanto os professores ocupavam a porta e o pátio da Câmara Municipal, nas galerias da Câmara, pais de estudantes se concentraram para criticar os professores, em função da  greve, que eles consideram que prejudica mais é os estudantes.
O líder comunitário Daniel Vaz Abreu se mostrava bastante revoltado. Falando em nome  dos pais e responsáveis de estudantes, ele disse que está faltando sensibilidade  para os grevistas, que não estão se importando com a classe estudantil.
 
 

ANDREA MURAD NA PLAYBOY

A deputada estadual Andrea Murad divulgou em sua rede social, uma foto do seu ensaio fotográfico para a revista PlayBoy.
As fotos da parlamentar maranhense foram com roupas e não pelada, como a revista costuma divulgar imagens de mulheres famosas.
Em sua página no Facebook, Andrea agradeceu a sessão de fotos feita pelo conhecido fotografo Pablo Saborido.