sábado, 23 de julho de 2016

Vício em drogas retira dolo de faltas cometidas no trabalho, decide TRT de Minas


Trabalhador que comete infrações por causa do vício em crack não pode ser punido, já que a droga faz com que seu usuário perca a capacidade de discernimento e autocontrole. Por isso, a 8ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Minas Gerais, confirmou sentença que anulou demissão por justa causa de funcionário da Copasa dependente de álcool e crack.
O trabalhador era acusado de ter se ausentado sem prévio aviso, dirigir veículo sem ter credenciamento, furtar uma motocicleta da empresa e furtar hidrômetros da empresa em três ocasiões. Ele confessou os furtos, apontando, no entanto, que estaria sob efeito de drogas quando tudo ocorreu.
Embora reprovando os furtos praticados pelo agente de saneamento, o relator, o juiz convocado Rodrigo Ribeiro Bueno, considerou que o empregado não poderia ser dispensado, por se encontrar incapaz de entender a ilicitude do fato. "O empregado estava premido da necessidade de apropriar-se de algum objeto patrimonial para que pudesse vendê-lo e assim conseguir dinheiro para saciar o vício físico-químico", registrou no voto.
Para o julgador, não se pode admitir que a penalidade máxima existente no Direito do Trabalho seja utilizada para punir um empregado com doença crônica grave como é o vício em drogas. Ele não identificou o dolo e a culpa no caso, ponderando que o crack retira do usuário a capacidade de discernimento e de autocontrole. Também ressaltou que o agente de saneamento poderá ter direito a aposentadoria por invalidez, caso não haja recuperação para a doença.
"Não se poderia validar a dispensa tal qual perpetrada, deixando esse empregado, neste momento de extrema vulnerabilidade e que mais necessita de apoio familiar e social, à margem de sua própria sorte", disse Bueno, apontando que a dispensa do empregado doente também afronta aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho, da função social da empresa e da proteção da saúde.

Jurisprudência da área
A decisão também se referiu a jurisprudência no sentido de vedar a dispensa do empregado que sofre de alcoolismo crônico.  Segundo Bueno, a justificativa é que o empregado que sofre de alcoolismo crônico deve ser encaminhado para tratamento e receber da empresa o apoio necessário para sua recuperação. O alcoólatra não pode ser dispensado em razão da compulsão que o impele a consumir descontroladamente a substância psicoativa responsável por retirar-lhe a capacidade de discernimento sobre seus atos.
Para o juiz, a mesma situação se verifica quanto à dependência física de outras drogas que incapacitem o trabalhador para suas atividades. Como exemplos, foram citados a maconha, cocaína e o crack, pois também são tratados pela medicina como doença, em razão da síndrome de abstinência.
"Ao invés de optar pela rescisão do contrato, competia à empregadora, seja por motivos humanitários, seja pela função social da empresa, afastá-lo do trabalho a fim de proporcionar-lhe tratamento médico, e até encaminhá-lo ao INSS para eventual recebimento de benefício previdenciário caso entendesse que a patologia era insusceptível de recuperação", ponderou o juiz.

Quadro conhecido
O quadro de dependência de álcool e crack era de conhecimento da empresa. Ela chegou a inscrever o trabalhador no Programa de Prevenção e Atendimento ao Sujeito em relação ao Álcool e às Drogas (PASA), em 2010. Assim, houve tentativa de encaminhamento para tratamento em clínicas conveniadas, mas sem sucesso. Um relatório apresentado revelou que o trabalhador não possuía motivação para mudança de comportamento, nem disponibilidade para abstinência de consumo de substâncias psicoativas, mesmo depois de diversas internações em clínicas especializadas. Em abril de 2013, a comissão do PASA desistiu do tratamento por entender que o prognóstico do empregado era desfavorável à recuperação.
Para o juiz, a empresa não poderia ter desistido. "Em se tratando de patologia crônica, a reclamada não deveria ter desistido do trabalhador tão rapidamente, sem antes optar por afastá-lo do trabalho, continuando o tratamento médico iniciado, mas interrompido em 2013, e até encaminhá-lo ao INSS para tratamento mais efetivo e eventual recebimento de benefício previdenciário", ressaltou no voto. 

Após 63 anos juntos, casal de idosos morre no mesmo dia no Sul de SC

“Onde tá a mãe?”, perguntou Fernando Biz a uma das filhas logo no amanhecer da última terça (19), ao dar pela falta da mulher, Delinda, sua companheira dos últimos 63 anos na casa que dividiam em Araranguá, no Sul de Santa Catarina.
Aos 82 anos, com Alzheimer e marca-passo, Fernando foi poupado de saber que a mulher havia sido internada na noite anterior, após sentir dores no peito. “A mãe foi tomar umas vitaminas, pode dormir descansado, que daqui a pouco ela tá boa”, disseram. Fernando tomou café, pediu uma blusa e voltou para a cama.
Pouco depois das 7h, a filha foi até o quarto levar os remédios, mas Fernando já não vivia mais. Seis horas mais tarde, chegava do hospital a notícia: Delinda Biz, 86 anos, também havia morrido.
Um não soube do outro
Já com a saúde debilitada, os dois há alguns anos viviam sob os cuidados de uma filha. A notícia da morte do casal, no mesmo dia, sem que um soubesse do outro, foi um baque para a família – são dez filhos, 23 netos, 17 bisnetos e uma tataraneta. Mesmo para quem já havia presenciado a avó dizer, mais de uma vez, que eles iriam “embora juntos”.
“Nos últimos meses a gente chegava e dizia: mas que ‘nona’ forte! E ela dizia: ‘nós estamos bons agora, mas vamos embora juntinhos”, conta uma das netas do casal, a gerente de franquias Greysian Biz, de 37 anos. “Ela era muito sensata, sensitiva, via as coisas de longe.”

Festa da igreja
Rose Biz, filha do casal, conta que eles se conheceram na roça, em uma festa da igreja que frequentavam. “O pai casou com 19 anos. Era um homem de antigamente, como se diz, um pouco fechado e sisudo. Aprendeu a ser assim. Mas era carinhoso e amável”, recorda.
De dona Delinda, Rose diz ter ficado com o exemplo da humildade e do amor. “Ela não suportava ver ninguém na família de cara virada. Sempre muito positiva, podia sentir a mais forte dor e não reclamava”, conta.
“Sempre faziam tudo juntos, se a nona saía de perto ele já perguntava onde ela estava, era um cuidado muito grande”, lembra a neta.
Para a Greysian, a perda repentina dos dois avós foi triste, mas a família se apoia agora nas lembranças. “A gente não vai ter o nono pra jogar partidas dominó e canastra, que ele gostava, sentadinho com as mãos na cadeira, mexendo os dedos pra frente pra trás. A gente chegava a qualquer hora na casa deles e tinha pão com doce de leite que ela fazia, bolo de chuva, cuca. Ninguém vai fazer igual”, diz Greysian.

Não esqueceu da nona
Nos últimos tempos, mesmo com os problemas de saúde, conta a neta, o agricultor aposentado e a dona de casa ainda mantinham o carinho que os uniu durante tanto tempo. Às vezes, a neta chegava e ele demorava um tempo para reconhecer seu nome e seu rosto. “Mas a minha nona em momento algum ele esqueceu. Ele podia esquecer de qualquer pessoa, menos dela."
O casal foi velado na mesma capela. “Apesar de tudo, estamos todos muito tranquilos por terem feito a passagem juntos.”

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Policiais caem em revezamento da tocha e homem tira selfie



Dois policiais e um segurança da Frota Nacional se envolveram em mais uma queda durante o revezamento da tocha olímpica. Desta vez, o acidente ocorreu em Osasco, na Grande São Paulo. Mais inusitado ainda foi uma pessoa que apareceu nas imagens fazendo ‘selfies’ da situação.

Durante o trote que levava o objeto, um policial de moto perdeu o controle do veículo e bateu em um segundo, de bicicleta. A colisão arrastou ao chão também um segurança. A pessoa que levava a tocha no momento não se envolveu na queda.

Foi o segundo acidente envolvendo a corrida da tocha nesta semana. Na terça-feira, a empresária Luiza Trajano caiu enquanto levava o objeto olímpico. Ela passa bem.

Desta vez novamente nenhuma das pessoas envolvidas ficou ferida. O segurança é visto levantando imediatamente no vídeo que relata o acidente, enquanto os policiais foram atendidos em seguida.

PRINCIPAL SUSPEITO DE INCENDIO EM PIRAPEMAS É PRESO


A polícia prendeu na madrugada de hoje (22), no povoado Maioba, em Pirapemas, o principal suspeito do incêndio criminoso registrado na noite da última terça-feira (19). José Xavier foi encontrado após informações recebidas pela equipe de investigação.

Ele é apontado como o mentor de toda a ação que deixou seis vítimas. Naquela noite, dois homens invadiram a casa por suspeitar que o dono guardasse R$ 15 mil. Após fazerem buscas na residência e não encontrarem o dinheiro, os bandidos prenderam as pessoas, atearam fogo na casa e fugiram do local.

Outros dois já tinham sido presos: Antônio da Silva Cruz e Adriano Rocha Nunes. A polícia procura, ainda, um quarto suspeito.

Uma das vítimas, Raimundo da Conceição Frazão, não resistiu. Com 80% da superfície corporal queimada, ele morreu nessa quinta-feira (21).

As outras vítimas encontram-se em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva do Socorrão II, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O quadro clínico deles ainda não é de recuperação total.

Rosilene da Silva Santos: 75% da superfície corporal queimada, estado grave, respirando por ventilação pulmonar mecânica.

Agnaldo da Silva Conceição: 60% da superfície corporal queimada, estado grave, porém estável, respirando sem suporte de ventilação pulmonar mecânica.

Celso da Silva Costa: 35% da superfície corporal queimada, estado grave, porém estável, respirando sem suporte de ventilação pulmonar mecânica.

Rivelino Marques de Araújo: 80 % da superfície corporal queimada, em estado grave, respirando por ventilação pulmonar mecânica.

Maria Francineth da Silva Frazão: 56% da superfície corporal queimada, estado grave, porém estável, respirando sem suporte de ventilação mecânica.

RELATÓRIO EMITIDO PELO PROCURADOR DA REPÚBLICA, APONTA VÁRIAS IRREGULARIDADES NO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE BACABAL




A coletiva que durou cerca de 40 minutos foi realizada na tarde desta quinta-feira (21), na sede da Procuradoria da República de Bacabal (PRM/Bacabal), teve como intuito repassar a imprensa para que ela leve até a população todas as informações e irregularidades encontrada nas fotos, imagens e entrevistas colhidas na inspeção realizada no último dia 13 de julho, no Pronto Socorro Municipal de Bacabal (Socorrão), pelo Procurador da República Francisco de Paula Vitor Santos Pereira.
  



Diante de todas as irregularidades encontradas e, após todo o material ter sido periciado por técnicos da procuradoria, o Ministério Público Federal através do Procurador da República Francisco de Paula Vitor, decidiu fazer recomendações ao Secretário de Saúde e ao Diretor do Pronto Socorro Municipal (Socorrão), conceda melhorias nas questões estruturais e aspectos do atendimento à população, principalmente no tempo de espera aos pacientes que precisam no atendimento daquela casa de saúde.



Também requisitou ao Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) a inclusão do município de Bacabal na programação de ação fiscalizatória.


No documento entregue a imprensa diz ainda que:  O Ministério Público Federal atuará na rápida responsabilização dos infratores, com a promoção das ações penais e de improbidade administrativas cabíveis, se caso haja descumprimento injustificado da Recomendação.



Fixou ainda o prazo de até 75 dias (a contar do recebimento da Recomendação) para que o município preste informações as medidas tomadas, resultados obtidos e eventuais providências, comprovando-se documentalmente, especialmente com material fotográfico e de filmagens.


Posteriormente será marcada uma reunião na sede da Procuradoria da República de Bacabal (PRM/Bacabal) para tratar assuntos pertinentes ao andamento das adequações.

Assaltante morre baleado em porta de fábrica de vassouras


Cleyton Roberto - assaltante morto em São José de Ribamar (1) 

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Na tarde desta quinta-feira (21), um assaltante, identificado como Cleiton Roberto Santos Serra, 22 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto a uma fábrica de vassouras na rua 1 do Residencial Clarisse, em São José de Ribamar, próximo ao cemitério Jardim da Paz.

Segundo o delegado Ricardo Aragão da Delegacia de Homicídios, o jovem estava na companhia de comparsas tentando assaltar o estabelecimento comercial, quando foi baleado por uma pessoa desconhecida.

“Pelas primeiras informações que apuramos aqui no local do crime, seis elementos estavam adentrando a um comércio de vassouras, um deles estava armado com uma pistola 6.35 e outro com um simulacro, quando foram surpreendidos por um popular que alvejou um dos elementos com três disparos de arma de fogo (dois tiros nas costas e um na altura do abdômen)”, explicou o delegado em entrevista à rádio Mirante AM.

Ainda de acordo com o delegado Ricardo Aragão, ainda não informações do autor dos disparos, que pode ter sido um funcionário da fábrica ou alguém que passava no local na hora do assalto. Os outros cincos assaltantes fugiram a pé.

O delegado informa, ainda, que Cleiton já era conhecido da polícia por praticar assaltos e traficar drogas. “O Cleiton não era nenhum cidadão de bem, porque quando menor já tinha duas passagens por roubo, em 2011 e 2012. Recentemente, no dia 11 de julho, ele foi autuado em flagrante por tráfico de entorpecentes e foi liberado, não sabemos por qual motivo”, informou.

A fábrica onde o assaltante foi morto pertence a um policial militar, que segundo o delegado Ricardo Aragão, não estava no local na hora do crime. O PM estava de serviço e foi informado por um funcionário do local, sobre o ocorrido.

À Polícia Civil, o PM informou que os criminosos foram à fábrica para roubar uma quantia de R$ 15 mil que eles achavam que estava dentro do estabelecimento comercial. No entanto, os criminosos não acharam o dinheiro.


Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br

Homem mata assassino do filho no São Cristovão


Divulgação
Um jovem de 28 anos, identificado como Geovane Amaral Lima, foi assassinado a golpes de faca na terça-feira, dia 19, na feira do São Cristóvão. 
 
De acordo com informações repassadas pela polícia, Geovane, que seria usuário de drogas, esfaqueou Thiago Almeida de Albuquerque, de 15 anos, também no São Cristóvão.
 
O garoto ainda foi socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. Após o homicídio.
 
Geovane Amaral foi para sua casa, localizada no bairro do São Cristóvão, o que não esperava era ser seguido pelo pai de Thiago, que o assassinou com cerca de 15 facadas, na feira do São Cristóvão.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

MORRE COMERCIANTE QUEIMADO POR BANDIDOS EM ASSALTO NA CIDADE DE PIRAPEMAS


O comerciante Raimundo da Conceição Frazão, 55 anos, não resistiu ao ferimentos e morreu nesta quinta-feira, (21) no hospital Clementino Moura, (Socorrão II), onde estava internado. Ele e uma das vitimas do incêndio criminoso provocado por bandidos durante um assalto no povoado Tiquara, município de Pirapemas, (MA). Raimundo era o proprietário da casa que foi invadida por assaltantes na noite de terça-feira, (19).  Os bandidos estavam a procura de R$ 15 mil reais que estariam guardados no interior da casa. Depois de torturarem as pessoas e não terem encontrado o dinheiro, os ladrões, amarram as vitimas e em seguida  trancaram  a casa e atearam fogo no imóvel. De acordo com as investigações Raimundo tinha uma venda de combustíveis em sua residência e os ladrões tomaram conhecimento que ele tinha dinheiro guardado em casa . As seis pessoa atingidas no incêndio foram atendidas no hospital de Pirapemas e em seguidas transferias para São Luís.

PRISÕES

Na quarta-feira, (20) a  policia conseguiu prender dois dos quatro acusados de cometerem o crime. Eles  foram identificados como  Antônio da Silva Cruz, 27 anos conhecido como “Belô”  e Adriano Rocha Nunes, 23 anos. Ainda estão sendo procurados pela policia,  um homem identificado como José Xavier e um outro que não teve a identidade revelada. Eles também teriam participado do crime. O comerciante Raimundo, sofreu queimaduras em quase 90% do corpo e os médicos estavam providenciando a transferência dele para o Hospital de Queimados em Anapólis, (GO). No entanto ele não resistiu. Cinco pessoas que sofreram queimaduras em 50 e até 80% dos corpos continuam internadas no Socorrão II em São Luis.

VITIMAS INTERNADAS
Maria Francinete da Silva Frazão, de 47, esposa de Raimundo;
Aguinaldo da Silva Conceição, 32, vizinho de Raimundo e Maria Francinete;
Rosilene da Silva Santos, 41, esposa de Aguinaldo e vizinha de Raimundo e Maria Francinete;
Rivelino Marques de Araújo, 39, vizinho de Raimundo e Maria Francinete;
Celso Silva da Costa, 35, vizinho de Raimundo e Maria Francinete

Pe Francisco Lima assume o cargo de administrador apostólico de Imperatriz


O Conselho Presbiteral escolheu, na terça-feira, 19 de julho, o novo administrador da Diocese de Imperatriz. Trata-se do padre Francisco Lima Soares, que substitui Dom Gilberto Pastana, transferido para Crato, já no exercício no cargo de bispo-coadjutor daquela cidade cearense.

Francisco Lima comandará a Diocese de Imperatriz, em vacância, até o Papa Francisco nomear um novo bispo para chefiar a igreja católica na segunda maior cidade do Maranhão.
A notícia da informação da nomeação do padre Francisco Lima para ser o administrador da Diocese de Imperatriz, repercutiu rapidamente na internet, com notas e comentários sobre o assunto publicados pelas redes sociais, principalmente no facebook.


“Parabéns ao professor, padre e escritor Francisco Lima Soares, pelo reconhecimento de muitas competências das quais é um portador nato”, asseverou Artur Alexandre Barros, opinião, aliás, compartilhada pelo poeta Francisco Itaerço, membro da Academia Imperatrizense de Letras (AIL): “parabéns, meu confrade Francisco Lima. Meu carinho, meu afeto e meu abraço de poeta, nesse dia, amigo”. 


Nesta quinta-feira (21), Francisco Lima Soares manterá encontro com a imprensa de Imperatriz. A coletiva ocorre às 9h30, na Igreja de Santa Teresa d’Ávila (Matriz), padroeira da cidade, localizada na rua 15 de Novembro. O administrador apostólico estará acompanhado de integrantes do Conselho de Presbitérios.


O religioso informou que assumirá o cargo durante uma missa a ser celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Catedral), em data ainda a ser anunciada.

Quem é:
Com pós-graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Francisco Lima Soares é professor da Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest). Apaixonado por comunicação, ele foi diretor da TV Anajás, Canal 16, afiliada da Rede Vida em Imperatriz.

Mais de 45 horas de trabalho semanais pode fazer mal ao coração


Segundo os resultados publicados no Jornal of Ocupaccional Environmental Medicine e divulgados no jornal britânico Dally Mail, indivíduos que trabalham semanalmente por 55 horas ou mais, ao longo de uma década, apresentam 16% a mais de risco de sofrerem uma doença cardiovascular. Para os trabalhadores que seguem uma jornada de 60 horas ou mais, esse risco eleva-se a 35%.

Pesquisadores da Universidade do Texas, EUA, analisaram dados de mais de 1.900 participantes em um estudo de longo prazo sobre saúde e trabalho e afirmam que trabalhar por mais de 45 horas semanais aumenta o risco de doenças cardiovasculares e essa propensão cresce a cada hora adicional.

O estudo levou em consideração ocorrências como angina, doenças coronariana, insuficiência cardíaca, infarto, derrame e hipertensão. A avaliação dos riscos atingiu 43% dos indivíduos pesquisados, não variando entre os que atuam em jornadas de trabalho de 40 e 45 horas semanais.

São diversas as razões que levam muitas pessoas a trabalharem por mais de 8 horas diárias. A baixa remuneração é uma delas. Nesse caso, para conseguirem melhores salários os trabalhadores acumulam funções ou até mesmo horas extras dentro das empresas. Outras pessoas, acostumadas a um volume excessivo de atividades, mesmo ao terminarem suas jornadas nos escritórios, levam trabalhos para serem finalizados em casa.

Evitar longas jornadas de trabalho é apenas uma das maneiras de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Realizar atividades físicas, manter um hábito saudável de alimentação, não fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas, não fumar e administrar a ansiedade e o estresse proporciona ao indivíduo o equilíbrio necessário para uma boa qualidade de vida, administrando melhor o tempo e dividindo entre os dias, horas de trabalho, lazer e descanso.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Pastor vende sabão em pó "ungido" e o pior que tem troxa que compra



Na Idade Média, a Igreja Católica realizava a venda de indulgências e de “terrenos no céu”, como uma forma de se aproveitar da boa fé das pessoas. Mas parece que a Idade Média continua firme e forte.
As igrejas que que compram horários das emissoras de rádio tem se demonstrado extremamente criativas quando o assunto é fazer as pessoas mais simples gastarem seu dinheiro com sandices, como informa Flávio Ricco.

Na RedeTV!, num momento chamado “Agenda dos Pastores”, que faz parte do horário que o Missionário R. R. Soares compra, é vendido por R$ 35 “um saquinho de sabão em pó milagroso, que limpa que nem Jesus”, e que “uma benção especial está nele”.


Em meio a isso, cada um vai dando seu recado, como o de uma mulher que pede aos fiéis para irem a sua igreja ver os “vários milagre” e receber “benças”. Além disso, outro recomenda que ninguém entre na “igreja errada para não perder a bênção milagrosa” que a sua oferece.

O Apóstolo Valdemiro Santiago também faz prática semelhante aos dos pastores, já que entrou na liquidação produtos como a “rosa ungida, tijolinho da obra e o lenço poderoso”.
Antes, tinha uma chave de plástico made in China que ele vendia “para abrir os caminhos da vida das pessoas”. É triste constatar que há décadas no Brasil uma imensa quantidade de pessoas são enganadas na sua boa-fé, dando o que muitas vezes não têm para supostamente melhorar as condiçõesde vida com esse tipo de coisa.

PRESOS OS BANDIDOS ACUSADOS DE TOCAREM FOGO EM SEIS PESSOAS DURANTE ASSALTO

Com o reforço de policiais vindos das cidades de São Mateus, (MA), Cantanhede e Matões do Norte a policia conseguiu prender dois homens acusados de envolvimento no incêndio criminoso ocorrido na noite desta terça-feira, (19) no povoado Tiquara, município de Pirapemas. 
Um dos acusados foi identificado como Antônio da Silva Cruz, 27 anos conhecido como “Belô” . Ele apresenta queimaduras em um dos braços. O outro homem preso foi identificado como Adriano Rocha Nunes, 23 anos. Ele  também apresenta queimaduras leves pelo corpo e seria morador da cidade de Santa Rita, (MA). 
Eles fazem parte de um grupo formado por quatro homens que invadiu  a casa do comerciante identificado como Raimundo, morador do povoado Tiquara e durante um assalto acabaram amarrando as seis pessoas que estavam no imóvel e tocaram fogo. 
As seis vitimas estão internadas no hospital Socorrão II em São Luís.

ASSALTO

De acordo com as investigações Raimundo tinha uma venda de combustíveis em sua residência e os ladrões tomaram conhecimento que ele teria guardado em casa a importância de R$ 15 mil reais. 
Os bandidos invadiram a casa da vitima a procura do dinheiro e como não encontraram acabaram amarrando o comerciante e mais cinco pessoas que estavam no local. Em seguida os bandidos fecharam a casa e utilizaram a própria gasolina vendida por Raimundo, para tocar fogo na casa. 
Após a prisão dos dois suspeitos várias pessoas se aglomeraram na porta da delegacia tentando linchar os acusados. O motivo principal da revolta e que a cidade de Pirapemas esta sem delegado e policiais  desde o ano passado. 
O próprio prefeito Iomar Salvador juntamente como vereadores e representantes de entidades daquele município estiveram várias vezes na Secretaria de Segurança Pública buscando solução para a situação. No entanto nunca foram atendidos pelo secretario Jefferson Portela.

Terror em Pirapemas: bandidos ateiam fogo em casa com família dentro



Seis pessoas, sendo duas mulheres e quatro homens foram vítimas de um crime brutal na noite desta terça-feira (19/07), no povoado Tiquaras, zona rural de Pirapemas.

Por volta das 19:30 duas pessoas chegaram a residência de um morador da localidade anunciando assalto, após renderem as vítimas e não conseguirem o objetivo que seria levar 15mil reais que a dupla suspeitava que o dono da casa estivesse guardando na residência, amarram os familiares que estavam na casa e atearam fogo, na sequência fugiram. Os Vizinhos das vítimas foram os primeiros a chegarem na residência e a socorrer os seis familiares.

Entre as vítimas está o dono da casa, Srº Raimundo, popularmente conhecido por Cutia, a filha do ex-vereador Pedro Vieira, identificada por professora Bibi, o seu esposo por nome de Naldo, um outro homem identificado apenas por Rivelino que seria genro da Mariazinha, conhecida moradora da Avenida João Castelo e mais uma mulher por nome de Francinete. A sexta vítima não teve o nome revelado.


Todas as 6 vítimas com queimaduras de 2º e 3º graus, variando de 50 a 80 % do corpo queimados, tiveram os primeiros atendimentos no hospital do município Gertrudes Melo e foram transferidas em cinco ambulâncias ( 2 de Pirapemas, 2 de Cantanhede e 1 do Hospital Geral de Matões do Norte) por volta das 22:30h para o hospital Socorrão 2 na capital São Luis.

Segundo informações ainda não confirmadas, um morador do povoado Tiquara seria o informante do bando que praticou esse crime bárbaro.

Brasileiro está bebendo mais café



O brasileiro está tomando mais café. Segundo a Associação Brasileira de Café, o crescimento do consumo foi de três e meio por cento entre novembro de 2015 e fevereiro deste ano. Isso se comparado ao mesmo período do ano anterior. O brasileiro bebe 13% de todo o café consumido no mundo.

A expectativa é que a demanda por café no país ultrapasse 21 MILHÕES de sacas até o final de 2016.
 
Entre as razões para o aumento estão os hábitos do brasileiro e o custo do café. Mais de 80% dos lares pesquisados tem o hábito de beber um cafezinho. E a média é de mais de 3 xícaras por dia. 

Além disso, apesar do recente aumento de preço, a tradicional bebida ainda cabe no orçamento. Meio quilo de pó de café custa entre 7 e 15 reais. As cápsulas de café estão entre os que mais se popularizaram. 

O consumo do café em cápsulas aumentou em média 30% ao ano.



segunda-feira, 18 de julho de 2016

20 LUGARES PARA VISITAR NO BRASIL

1. Parque Nacional do Iguaçu
 
De acordo com a etimologia tupi-guarani, “Iguaçu” significa “água grande”, que é exatamente o que encontramos aqui, muita água. Conhecido principalmente pelas quedas das Cataratas, o parque abriga uma grande biodiversidade. Para os apaixonados pela natureza, é possível fazer trilhas, macuco safari até as quedas das Cataratas do Iguaçu ou Rafting. O parque foi instituído, em 1986, Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO.

2. Parque Ibirapuera
2. Parque Ibirapuera

Considerado pelo jornal britânico, The Guardian, um dos 10 melhores parques do mundo, este é um lugar imperdível para quem procura paz e contato com a natureza em uma cidade agitada e cinza como São Paulo. São aproximadamente 221 hectares que incluem pista de cooper, viveiro de plantas, praça da paz, oca, pavilhão da bienal de São Paulo e o tão conhecido lago, que conta com uma fonte que faz muito sucesso, principalmente quando decoradas com luzes que dão charme à paisagem.


3. Bonito
3. Bonito

Cidade localizada no Mato Grosso do Sul, esconde um verdadeiro paraíso. A maioria das atividades são feitas somente por agências cadastradas, isso requer agendamento com antecedência, mas são tantas cachoeiras, lagoas, rios e diversas outras opções de lugares para conhecer, que fica complicado escolher por onde começar. A Gruta do lago azul faz muito sucesso, o lago cristalino de águas azuis é cercado por rochas calcárias. Com certeza essa cidade é imperdível por conter o que não podemos desfrutar todos os dias.

4. Rio Negro e Solimões
4. Rio Negro e Solimões

Em Manaus, por conta da diferença de densidade, temperatura e velocidade em que correm as águas dos dois rios, Rio Negro e Solimões correm lado a lado sem que um se misture com o outro. A visita ao ponto de encontro dos rios proporciona uma experiência única de admiração da natureza, com sorte ainda é possível contemplar o nado de alguns botos na região. A experiência é única.

5. Praia Joaquina
5. Praia Joaquina

Ideal para quem gosta de esportes radicais, a praia localizada em Santa Catarina, é internacionalmente conhecida por conta dos campeonatos de surfe que já sediou. Suas ondas são grandes e longas, fato que pode tornar a visita mais emocionante ou mais perigosa. Mas a diversão não acaba por aí a praia é cercada por dunas que proporcionam passeios incríveis e muita emoção com o conhecido “surfe nas dunas”. Vale a pena se aventurar para conhecer.
 
6. Ouro Preto
6. Ouro Preto

Antiga Vila Rica, a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais pode ser considerada uma das cidades mais históricas do nosso país. Para os apaixonados por história, arte e arquitetura, é o local ideal para ver de perto as construções barrocas e entender um pouco mais o caminho que trilhamos do descobrimento até aqui. Berço da arte, local onde o Mestre Aleijadinho fez nascer verdadeiros tesouros artísticos, se a visita não garante mais a extração de minério, hoje a cidade nos presenteia com uma bagagem riquíssima em cultura e tradição.

7. Pantanal
7. Pantanal

Se a procura for por biodiversidade, o Pantanal é o local ideal para se aventurar. No Brasil, ocupa 138.183 km² entre os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Influenciadas pelos biomas Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica, a fauna e a flora são atrativos importantíssimos para a região. A riqueza na variedade de plantas e vida de animais selvagens, sendo que alguns estão ameaçados de extinção, encantam os visitantes que buscam uma experiência única.

8. Lençóis Maranhenses
8. Lençóis Maranhenses

Para aqueles que dispõem de muito fôlego e vontade de se aventurar em novas paisagens, os Lençóis Maranhenses, localizados no município de Barreirinhas, formam o lugar perfeito para conhecer. As dunas formadas por areias branquinhas, são cercadas por diversas lagoas cristalinas que encantam todo tipo de turista. A caminhada pelas dunas pode não ser completamente fácil, mas a chegada nas lagoas promete fazer valer a pena qualquer sacrifício. As visitas na reserva, por exemplo, precisam ser monitoradas por um guia.


9. Chapada Diamantina
9. Chapada Diamantina

Um roteiro de viagens que busque tranquilidade e aventura não pode deixar de passar pela Chapada Diamantina. Lugar com beleza indescritível, comporta mata atlântica, cerrado, grutas, cachoeiras maravilhosas, desfiladeiros, paredões, rios, são tantos lugares que fica difícil descrever por onde começar. Além disso, são várias opções de trilhas para todos os níveis de dificuldade, tornando a viagem muito mais acessível para todos.
10. Maragogi
10. Maragogi

Beleza, conforto e tranquilidade traduzem bem algumas das sensações que se pode encontrar nessa cidade localizada entre Maceió e Recife. Suas praias de águas esverdeadas, areias finas e coqueiros atraem a preferência dos turistas. Conta ainda com Galés, piscinas naturais que despertam a atenção de quem visita. Há quem diga que Maragogi é o Caribe brasileiro, afinal, é muita beleza para um único lugar.
11. Lagoa azul
11. Lagoa azul

“Parece cena de filme”, “Uma das coisas mais maravilhosas do mundo”, são alguns dos comentários que podemos encontrar a respeito desse lugar em Ilha Grande, RJ. Sem dúvidas, é um dos lugares mais bonitos para mergulhar. Como é cercada pelas ilhas Macacos, Redonda e Comprida, o acesso é por meio de barco. A experiência será, muito provavelmente, umas das melhores de sua vida.

12. Fernando de Noronha
12. Fernando de Noronha

O arquipélago Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, sendo que somente a maior, que leva o mesmo nome, é habitada. As visitas nas demais são controladas e requerem a autorização do IBAMA. Mas visitar uma das ilhas mais famosas do país pode ser a realização de um sonho para muitos. As praias podem ser consideradas umas das mais bonitas do país. Ninguém em sã consciência perderia a oportunidade de visitar esse lugar.

13. Península do Maraú
13. Península do Maraú

Considerada um refúgio para quem gosta de praias pouco movimentadas, a Península do Maraú, localizada na Costa do Dendê, na Bahia, é a opção ideal para quem gosta de desfrutar de muito espaço em praias encantadoras. Traipu de Fora e Barra Grande são as opções mais procuradas. Vale sempre conferir a previsão da maré, as mudanças podem ser grandes. Mais uma boa opção para um roteiro de viagens perfeito.

14. Gramado
14. Gramado

Como nem só de praia vive o homem, Gramado atrai pela beleza de suas arquiteturas, pelo aconchegante clima romântico e principalmente pelo cenário lindo que forma a cidade. Um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Sul, a sede do Festival de cinema é o lugar ideal para quem busca cultura. Os museus e construções mantêm viva a história da colonização por alemães e italianos. Só mesmo a experiência explica melhor.

15. Pão de açúcar
15. Pão de açúcar

Mas é claro que não poderia faltar um dos lugares mais conhecidos da cidade maravilhosa. Quem já visitou o Pão de açúcar afirma que a emoção é garantida do começo ao fim. O passeio de bondinho garante a visibilidade perfeita da cidade, e, vamos combinar que beleza é o que não falta para contemplar no Rio de Janeiro.
16. Ruínas de São Miguel
16. Ruínas de São Miguel

As Ruínas de São Miguel, no município de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, é o que restou da redução jesuítica conhecida como Sete Povos das Missões. A estrutura é incrível, considerada como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO, vale a pena a visita monitorada para aprender ainda mais sobre a história do nosso país e sobre os hábitos dos padres que vinham para catequizar nossos índios.

17. Jardim Botânico de Curitiba
17. Jardim Botânico de Curitiba

Art – Noveau é um dos estilos arquitetônicos considerados mais bonitos e sofisticados, este é o estilo que originou a estufa do Jardim Botânico. Ela comporta plantas típicas da floresta atlântica brasileira. O jardim, em formatos geométricos, o museu e outros detalhes, fazem com que este seja o jardim botânico mais procurado.

18. Litoral Norte SP
18. Litoral Norte SP

Embora seja considerada a cidade de pedra, São Paulo possui um litoral muito bonito. Para quem vive ocupado, escapar para uma das praias por perto pode ser uma boa opção de viagem. As praias de Ilhabela são os destinos mais procurados, assim como as de São Sebastião, praia da Baleia, Toque toque, Ubatuba e muitas outras opções. Vale a pena conferir.
19. Salvador
19. Salvador

Um dos lugares mais ricos em história e cultura no país, Salvador, de um modo geral mesmo, tem atrativos incríveis para os turistas. Desde as belezas naturais, até a arquitetura histórica inconfundível do pelourinho. Sem contar a importância cultural do elevador Lacerda. A Bahia abriga conteúdo de sobra para agradar todos os gostos e preferências.

20. Corcovado
20. Corcovado

Por último, para fechar com chave de ouro, um dos lugares mais imperdíveis para qualquer brasileiro é o Corcovado. Além da paisagem encantadora que se pode ver, a visita ao Cristo Redentor é fantástica, não é à toa que é um dos maiores cartões postais do país e é procurado por turistas do mundo inteiro. O Cristo Redentor, que já foi considerado uma das sete maravilhas do mundo, é o símbolo de que nosso país comporta belezas extraordinárias, que podem nos proporcionar experiências únicas na vida, então o Brasil segue de braços abertos para que possamos desfrutar de cada um desses pequenos paraísos.

Polícia Civil prende quadrilha de ladrões de cargas em Barra do Corda



Uma operação da Polícia Civil, por intermédio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Delegacia Regional de Barra do Corda, desarticulou na noite de sábado (16) uma organização criminosa especializada em roubo a carga e que agia nas regiões de Barra do Corda, Tuntum e Presidente Dutra. Para chegar à quadrilha, foram necessários seis meses de investigações pelo Departamento de Combate à Roubo a Carga da SEIC. 
 
Foram identificados e presos em flagrante delito Jarles da Silva Bezerra, o ‘Shaolin’; Jesmiel da Silva Bezerra. o ‘Cleison’; Márcio Lourenço Oliveira Lima, o ‘Magrão’; Thalisson Ilque Carvalho de Alcântara, o ‘Cajueiro’; Antônio Crispim de Oliveira e Leonardo Lima Moura.

Os policiais aprenderam dois revólveres, uma escopeta calibre 12 e a parte da carga com diversos produtos. Essa carga foi roubada no último dia 09 entre as cidades de presidente Dutra e Barra do Corda. 

As ações policiais para desarticular essa quadrilha foram coordenadas pelos delegados Lúcio e Renilton Ferreira, além do investigador Marcos Reis, com apoio de policiais civis.

A quadrilha é suspeita de vários assaltos na região e está sendo recambiada para a SEIC, em São Luís, onde deve ser apresentada à imprensa nesta segunda-feira (18).

Morre, nos EUA, ex-apresentador da Globo



O jornalista Eliakim Araújo morreu neste domingo, 17, aos 75 anos, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, onde estava internado para o tratamento de um câncer no pâncreas. A doença foi diagnosticada há um mês e Araújo chegou a se submeter a um tratamento de quimioterapia, mas não resistiu.

Eliakim Araújo formou, ao lado da mulher, a também jornalista Leila Cordeiro, o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira, ao comandar o "Jornal da Globo", em 1983. Nascido em Guaxupé, Minas Gerais, Araújo também comandou, na emissora carioca, o "Globo Repórter", além das cobertura dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e a eleição indireta de Tancredo Neves.

O jornalista se transferiu, junto da mulher, para a Rede Manchete, em 1989, quando ancoraram o principal telejornal da emissora. O casal se mudou para os Estados Unidos em 1997 para trabalhar como âncoras do canal CBS Telenotícias, que transmitia em português.

O projeto durou três anos e, mesmo após seu final, os jornalistas decidiram continuar morando nos EUA. Recentemente, Eliakim Araújo trabalhava com jornalismo online. Segundo a família, o desejo do jornalista era que seu corpo fosse cremado e a cinzas jogadas no mar.