sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Em 10 dias de agosto mais de 1,3 mil focos de queimadas no Maranhão




Com 1.315 focos de incêndio em 10 dias, o mês de agosto já alcançou a metade do número de queimadas registradas em julho (2.096), o pior de 2016 para o índice. Os dados são do serviço de monitoramento de queimadas e incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Maranhão é o terceiro Estado com maior número de focos de queimadas em agosto, atrás somente do Mato Grosso (com 2.434 focos registrados) e Pará (1.416). Mirador (MA) é a cidade maranhense com maior número de focos: 166.

Os dados preocupam porque o mês de agosto é de início da estiagem no Estado. Pela média histórica, iniciada em 1998, agosto, setembro, outubro e novembro têm entre 3,34 mil e 4,72 mil focos de incêndio.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), também ligado ao Inpe, a situação é de alerta para a baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira (10), em grande parte do Maranhão.

Em algumas das regiões ela pode ficar abaixo dos 30%, já classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como estado de atenção.

Em situações como essas, profissionais da saúde recomendam a ingestão de bastante líquido e que seja evitada a exposição ao sol nos horários de níveis mais críticos.

Criminosos explodem agência bancária no Centro de Teresina


Um agência do Banco Santander no Centro de Teresina foi assaltada na madrugada desta sexta-feira (12/08) e os criminosos usaram explosivos para terem acesso ao dinheiro dos caixas eletrônicos.

A agência ficou totalmente destruída e foi isolada pela polícia para que a perícia pudesse trabalhar. Várias cédulas de dinheiro ficaram espalhadas pela agência e segundo informações da polícia, apenas um caixa eletrônico foi completamente destruído.

Testemunhas afirmam que a ação aconteceu por volta de 4h e o Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope) esteve no local.

A Agência, que fica no cruzamento da avenida Álvaro Mendes e rua Barroso, não possui vigilante durante a madrugada e um deles só chegou ao local pela manhã. Essa não é a primeira vez que o banco Santander é alvo de assaltos em Teresina. No mês passado, outra agência foi alvo dos criminosos.
Testemunhas afirmaram também que muitas cédulas ficaram espalhadas pela rua. O banco ainda não divulgou o quanto foi levado.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Vítima de incêndio em Pirapemas recebe alta


Um dos sobreviventes do incêndio ocorrido no dia 19 de julho na zona rural de Pirapemas recebeu alta hospital no início da noite desta terça-feira (9).

Celso da Silva Costa teve 35% da superfície corporal queimada, porém entre as vítimas, o quadro de saúde de Celso era o de menor risco de morte.

No município de Pirapemas, a secretaria municipal de saúde montou um apartamento especialmente pra ele dentro do hospital  Gertrudes Melo. Serão disponibilizados profissionais para dar continuidade ao tratamento de Celso.


Outra Vítima

Agnaldo da Silva Conceição outro sobrevivente do ataque permanece internado sem previsão de alta. Agnaldo teve 60% da superfície corporal queimada.