sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA CONSELHEIROS TUTELARES



A União de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão (UNICECTMA) propôs e a Deputada Estadual, Valéria Macedo acolheu o pedido de homenagem aos Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares, entidades e autoridades que militam na garantia de direitos de crianças e adolescentes.
A solenidade é alusiva ao dia 18 de novembro, dia nacional do Conselheiro Tutelar.
A sessão foi realizada nesta quinta-feira (24), às 11h na Assembleia Legislativa do Maranhão em São Luís.

Estiveram na solenidade Conselheiros Tutelares de Santa Luzia, Santa Inês, Santa Filomena São Luís, Pedreiras, Raposa, Icatu além de Den ex conselheiro de Viana, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís, Janicelma Fernandes, Promotor Márcio Thadeu,Secretária da Assistência Social de Santa Rita, Tatiana Bezerra Dias e entidades de defesa da rede da infância.

Na solenidade da Unicectma apresentou uma carta compromisso que será assinada pelos novos prefeitos e reeleitos no dia 01 de dezembro voltado para a rede da infância de de cada município.



quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Neymar pai e Neymar na mira da Justiça na Espanha


O Ministério Público da Espanha pediu dois anos de prisão para Neymar, além de uma imposição de uma multa de 10 milhões de euros, apontando para a suspeita de corrupção e fraude. Além da prisão, o promotor José Perals recomenda uma pena de cinco anos de prisão ao ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, considerado como a pessoa responsável pelo contrato com o brasileiro.

Procurado, o representante do atleta, Altamiro Bezerra, CEO da NN Consultoria, afirmou que o pai, dono da empresa, e o jogador ainda não foram notificados sobre a reabertura da acusação do Ministério Público espanhol.  “Referente as notícias publicadas nesta quarta-feira (23) sobre as acusações contra Neymar Jr. e seu pai, Neymar da Silva Santos, reiteramos que se trata do mesmo processo reaberto em setembro de 2016, que havia sido arquivado pelo juiz José de La Mata. As partes ainda não foram notificadas e nem comunicadas sobre a abertura de acusação do Ministério Público e no período certo irão apresentar a defesa.
Continuamos tranquilos porque todos os contratos foram firmados com respeito aos preceitos legais, éticos e morais e com a ciência do Santos Futebol Clube e FC Barcelona. Seguimos seguros que o tempo oferecerá todas as respostas positivas”, diz o comunicado oficial.

No início do mês, o juiz José de la Mata aceitou a denúncia contra Neymar, seu pai e sua mãe, Nadine Gonçalves, pouco mais de um mês após o Ministério Público da Espanha solicitar a reabertura do caso – que havia sido arquivado da esfera criminal em julho. A decisão do juiz espanhol abriu caminho para que o jogador seja levado a júri, e, desde então, os promotores tinham o prazo de 10 dias para formalizar o pedido de julgamento.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Tráfico de animais selvagens é o 4° negócio ilegal mais lucrativo do mundo

 
Estima-se que entre 20 mil e 30 mil elefantes são abatidos por ano ilegalmente. Desde 2007, o comércio ilegal de marfim mais do que duplicou. O tráfico de vida selvagem ameaça a biodiversidade do planeta e coloca em perigo de extinção espécies como os elefantes, os rinocerontes e os tigres.
O tráfico de espécies selvagens é, de acordo com a Comissão Europeia, o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas, de seres humanos e do comércio de armas. Estima-se que o lucro anual da atividade gire em torno de 8 bilhões a 20 bilhões de euros.
O Parlamento Europeu debate hoje (23), e votar nesta quinta (24), um relatório que aborda a forma como a UE e os Estados-membros devem intensificar os esforços para combater o tráfico de espécies selvagens. O documento foi elaborado pela eurodeputada britânica Catherine Bearder, que defende a aplicação rigorosa das regras existentes de combate ao tráfico e o reforço na cooperação entre países de origem, consumidores e de trânsito.
"As causas são, sobretudo, a procura do mercado e a falta de conhecimento do comprador. É mais fácil traficar marfim e chifre de rinoceronte do que drogas. O marfim é mais valioso do que a platina. [Os criminosos] enviam o marfim para a China e regressam da China com drogas ou armas. É por isso que é necessário que a UE trabalhe em conjunto. Precisamos que a Europol (Serviço Europeu de Polícia) lide com esse tipo de crime como um crime organizado", afirma Catherine.
Nos últimos anos, o tráfico de vida selvagem alcançou níveis sem precedentes e a procura global por fauna e flora selvagens e produtos derivados não para de aumentar, segundo informações do Parlamento Europeu. Além disso, o baixo risco de detenção e as elevadas contrapartidas financeiras atraem cada vez mais os criminosos organizados, que utilizam os lucros para financiar milícias e grupos terroristas. Os produtos traficados são vendidos por meio de canais legais e os consumidores, muitas vezes, não estão conscientes de sua origem ilegal.
Em fevereiro deste ano, a Comissão Europeia adotou um plano de ação para combater o tráfico de animais selvagens. A região é origem, trânsito e destino do tráfico de espécies ameaçadas de extinção e de espécimes vivos e mortos da fauna e da flora selvagens. A UE destinou 700 milhões de euros para a aplicação do plano, entre 2014 a 2020.
As prioridades do plano de ação são a prevenção do tráfico, a redução da oferta e da procura de produtos ilegais da fauna e da flora selvagens, a aplicação das regras vigentes e o combate à criminalidade organizada por meio da cooperação entre os serviços de polícia competentes, designadamente a Europol. Também é prioridade a cooperação entre os países de origem, de destino e de trânsito, incluindo apoio financeiro da UE para proporcionar fontes de rendimento a longo prazo às comunidades rurais que vivem em zonas de extensa fauna selvagem.

Espécies selvagens

Não são apenas os animais que sofrem com o tráfico de vida selvagem. Esse crime põe em risco também a sobrevivência de muitas espécies vegetais, como árvores de madeiras tropicais, corais e orquídeas. O tráfico ainda gera corrupção, faz vítimas humanas e priva as comunidades mais pobres de receitas que lhes são necessárias.
Dados do Parlamento Europeu mostram que enquanto em 2007, na África do Sul, foram mortos ilegalmente 13 rinocerontes, em 2015 o número subiu para 1.175 animais abatidos. A maioria dos 20 mil rinocerontes ainda existentes no mundo está naquele país. Os chifres do animal são usados na medicina asiática para tratamentos diversos, inclusive de câncer. Também são usados em joalheria e decoração.
Há um século, a estimativa é que a população de tigres no mundo chegava a 100 mil. Hoje, se resume a 3.500 animais. Os dentes, os ossos e a pele são utilizados na confecção de artigos de decoração, enquanto os ossos são usados pela medicina tradicional asiática.
Os pangolins, que também correm risco de extinção, são os mamíferos mais traficados do mundo. Esses animais são consumidos como alimento e suas escamas são usadas para fins medicinais. Estima-se que, entre 2007 e 2013, mais de 107 mil espécimes foram confiscados como contrabando.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Casal vai percorrer 70 mil km a bordo de uma S10 rumo à China


No último domingo (20), no encerramento do Salão do Automóvel de São Paulo, começou a jornada de cerca de 70 mil km do casal Amandio Palhares e Joselle Pinheiro rumo à China. A largada aconteceu no São Paulo Expo, na capital paulista, a bordo de uma Chevrolet S10 adaptada para ser a "casa" da dupla durante a viagem, com previsão de durar de dez a 12 meses.

Palhares e Pinheiro vão passar por uma série de países até chegar ao destino, como Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai, na América do Sul; e Malásia, Singapura, Tailândia, Camboja, Vietnã, Laos, Myanmar, Índia e Nepal, na Ásia.
Os dois já têm experiência em viagens como essa. Em 2014, Amandio e Joselle atravessaram 16 países, partindo de Goiânia (GO), até o Alaska, nos Estados Unidos, também utilizando uma S10. Antes disso, eles treinaram em jornadas um pouco mais curtas: do Brasil a Machu Picchu, no Peru, totalizando 13 mil km, e entre o Brasil e a Patagônia, somando 16 mil km.


Desta vez, a viagem acontece a bordo de uma S10 LTZ turbodiesel 4x4 com uma espécie de casa instalada na caçamba, com estrutura de 4 m² que traz uma cama de casal, banheiro e cozinha com fogão e geladeira. Os detalhes da aventura serão atualizados no site viajandonos4x4.com.br.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Gabriel Melônio participa da estréia do programa Maranhão Cultural nesta segunda (21) na Rádio Capital



O programa Maranhão Cultural volta ao ar nesta segunda-feira (21), pelas ondas da rádio Capital AM 1180. Apresentado de 2011 à 2012 pela radialista e jornalista Rose Castro, o programa marcou época ao devolver a audiência da Rádio Difusora AM 680.

 A emissora após 14 anos de transmissão dos cultos da Igreja Universal estava esquecida pelos maranhenses. Mas em 2011, retornou com a sua programação musical e o programa Maranhão Cultural fez parte da nova programação da rádio, que foi ao ar em outubro de 2011. 

A atração era apresentada pela radialista Rose Castro, que fez história ao montar uma grande equipe cultural para a transmissão do carnaval de 2012, foram cinco dias de transmissão ao vivo dos desfiles das escolas, dos blocos e demais brincadeiras diretamente da passarela do samba.

Era o retorno definitivo da Rádio Difusora AM para o seu público  e demais ouvintes de rádio de toda São Luis, voltando a brigar pela audiência com as suas concorrentes, entre elas as Rádios Mirante; Capital; São Luís,  Educadora, entre outras.

A equipe comandada por Rose Castro era formada por mais de 15 pessoas entre técnicos, sonoplastas e comunicadores. Um marco para a radiofonia maranhense que infelizmente não foi registrado (não se sabe o motivo), por quem hoje conta a história da rádio. Mas, para os mais interessados em saber esse grande passo da emissora no seu retorno ao ar em 2011, basta acessar os arquivos de áudio da época, ou simplesmente consultar as coirmãs que todos vão contar esse momento especial da passagem do programa Maranhão Cultural, pela emissora, e da radialista Rose Castro e sua equipe (Antonio Moreno, Roberto Nilton, Ray Araújo, Magno Silva, (atualmente gerente operacional da Difusora AM), Renê Drumond (na técnica, atualmente na Difusora AM), entre outros profissionais.

Retorno ao ar com participação especial de Gabriel Melônio na estreia



Após quatro anos o Maranhão Cultural retorna ao ar novamente, desta vez pelas ondas da “queridinha da cidade”, a Rádio Capital AM 1180. Novamente na comunicação vibrante de Rose Castro. A estreia da radialista na Capital acontece nesta segunda-feira (21), às 14h. 

A comunicadora promete surpreender na estreia, com uma festa no estúdio ao som de muito samba ao vivo e a participação especial de Gabriel Melônio, um dos maiores artistas maranhenses.

A dica já foi dada, agora que você já conhece um pouco da trajetória dessa jovem comunicadora e do Maranhão Cultural, é acompanhar pelas ondas da rádio Capital, frequência AM1180 ou pelo site: www.radiocapital1180.com.br  e conferir mais um show de comunicação, alegria e audiência.