segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ONU celebra Dia Mundial do Rádio com tema: "o rádio é você"



A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
Entre os meios de comunicação tecnológicos que existem na atualidade, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O rádio funciona seja como uma ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social.
A rádio esteve presente acompanhando os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental.
O tema para o Dia Mundial da Rádio 2017 é "A rádio é você", enaltecendo a participação pública na rádio.


A Unesco convida todas as estações de rádio a participarem das iniciativas do Dia Mundial do Rádio 2017 e diz que esse meio de comunicação tem a condição de unir comunidades e fomentar um diálogo positivo para uma mudança.
Ao "escutar seus ouvintes e responder às suas necessidades" o rádio fornece uma variedade de visões e vozes necessárias para lidar os desafios que todas as pessoas enfrentam.
Segundo a agência da ONU, o rádio informa e transforma os ouvintes através do entretenimento, da informação e da participação do público. Para a Unesco, "ter um rádio significa nunca estar sozinho, você tem sempre um amigo".

Origem do Dia Mundial do Rádio

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem a primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa simultânea para um grupo de seis países.
A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).