segunda-feira, 10 de abril de 2017

FOLGA: Começa nesta semana a maior série de feriadões da década


Esta Semana Santa inicia sequência de três fins de semana consecutivos de feriadões. A última vez em que isso ocorreu foi há 11 anos, em 2006, também no mês de abril. Outra série de feriadões consecutivos só ocorrerá daqui a 11 anos, em 2028.
O primeiro da sequência começa nesta Sexta-Feira Santa ou, nas escolas e algumas repartições públicas, já na quinta-feira. Na semana seguinte, a sexta-feira será outro feriado: o Dia de Tiradentes, 21 de abril. O fim de semana seguinte terminará numa segunda-feira de folga: 1º de maio, Dia do Trabalho.

O período entre abril e o começo de maio é a única época do ano na qual é possível haver três feriadões consecutivos. Quando o 21 de abril é na sexta-feira, o 1º de maio cai duas segundas-feiras depois. Então, há a garantia de dois feriadões em série. Porém, a Semana Santa é data móvel e a combinação das três datas é mais rara de ocorrer.

“Imprensar”
Depois dos feriadões em série, haverá período longo sem novos fins de semana prolongados. Após o 1º de maio, o próximo será no Natal, uma segunda-feira. Porém, haverá cinco feriados que caem em dias de terça ou quinta-feira. Oportunidade para quem pode “imprensar” a segunda ou a sexta de ter quatro dias de folga seguidos.
 
Próximos feriados
Sexta-Feira da Paixão: 14 de abril
Dia de Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira)
Dia do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira)
Corpus Christi: 15 de junho (quinta-feira)
Dia de Nossa Senhora da Assunção: 15 de agosto (terça-feira) — feriado municipal em Fortaleza
Dia da Independência: 7 de setembro (quinta-feira)
Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil: 12 de outubro (quinta-feira)
Dia de Finados: 2 de novembro (quinta-feira)
 
Proclamação da República: 15 de novembro (quarta-feira)
Natal: 25 de dezembro (segunda-feira)