TRANSPORTES: Governo garante aumento de frota nas linhas semiurbanas na Região Metropolitana

 

Por determinação do governador Flávio Dino, as empresas responsáveis pelo transporte semiurbano na Região Metropolitana de São Luís já disponibilizaram mais coletivos à população. As linhas de maior movimento terão que acrescentar mais veículos, visando diminuir aglomeração no transporte público.

A decisão começa a valer nesta segunda-feira, 1º de março, em todas as linhas semiurbanas que geram um maior fluxo de passageiros. De acordo com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), um ônibus será acrescido a cada viagem em 12 linhas já identificadas pelo órgão.

As linhas que receberão esse reforço serão:
T063 – Jardim Tropical/Santos Dumont
A981 – Turiuba/Pitangueira/Terminal Cohab/Cohatrac
958 – São José de Ribamar/São Luís/Expresso
T064 – Jardim Tropical/São Francisco
T970 – Maiobão/João Paulo/São Francisco/Terminal Cohab/Cohatrac
T974 – Cafeteira/João Paulo/São Francisco/Terminal Cohab/Cohatrac
T984 – Paranã/São Francisco/João Paulo/Terminal Praia Grande
A996 – São José de Ribamar/Terminal Cohab/Cohatrac
T979 – Raposa/Araçagi
A977 – Residencial Pirâmide/Terminal Cohab/Cohatrac
A987 – Maioba-Pindoba/Terminal Cohab/Cohatrac
T988 – Vila Sarney/Anil/Terminal Praia Grande

De acordo com o presidente da MOB, Daniel Carvalho, esse processo de reforço nas linhas de maior fluxo será avaliado diariamente. “Inicialmente, o reforço será implantado nas linhas de maior demanda e a MOB, por determinação do governador Flávio Dino, estará diariamente realizando avaliações para saber se será necessário a disponibilização ou não de mais veículos”, pontuou.

Fiscalização

O estudo de quais linhas deveriam ser reforçadas para conter a superlotação foi feito com base no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), em que é possível ter uma informação mais precisa de quais áreas precisariam de reforço.

Por sua vez, a MOB continuará fiscalizando o serviço, no intuito de garantir distanciamento social e mais conforto aos usuários, auxiliando, assim, as medidas preventivas de combate ao coronavírus.

Para Daniel Carvalho, essa é uma medida essencial para buscar alternativas para conter a proliferação do vírus no transporte público. “As medidas adotadas pelo Governo do Maranhão tem como objetivo proteger a sociedade nesse momento tão delicado. Por isso, também é importante a conscientização dos usuários para que durante toda a viagem, permaneça utilizando a máscara e, na medida do possível, respeitando o distanciamento”, reforça.

Comentários